top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Últimos dias para se inscrever no curso de Medicina da Unimar, estrutura com nota máxima do MEC


Interessados em se candidatar a uma vaga na graduação de medicina, têm até o dia 17 de outubro para fazer a inscrição no processo seletivo 2024

O curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) segue com as inscrições abertas para o processo seletivo até esta terça-feira, dia 17. São os últimos dias para você, que sonha em construir uma carreira médica a partir de 2024 em uma graduação que possui nota máxima de avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), com professores que se destacam em sua área de atuação e uma mega infraestrutura que possui laboratórios de práticas com equipamentos de ponta e, também, Hospital e Ambulatório Médico próprios.

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, ressalta a missão da Unimar em preparar jovens para a carreira médica. “O curso de Medicina da Universidade de Marília é destaque por sua abordagem inovadora, combinando teoria e prática, que desenvolvem habilidades cruciais diante dos desafios dessa nova era. Com um corpo docente composto por mestres e doutores atuantes no mercado, além de laboratórios de ponta, a Unimar está comprometida em oferecer uma formação de excelência”, destaca.

O curso de Medicina da Unimar, há mais de 20 anos tem como missão formar profissionais médicos generalistas, com ênfase na Saúde Pública e da Família. Nota cinco em avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso formou mais de dois mil profissionais, que receberam educação de qualidade com metodologia inovadora de ensino.

A formação se dá por meio do conhecimento teórico, desenvolvimento de habilidades com a prática profissional, pesquisa científica, muitas em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e projetos de extensão, como a Campanha de vacinação contra COVID-19 no município de Marília, em que mais de 450 alunos, da medicina e enfermagem, foram responsáveis pela aplicação de doses do imunizante. Foram 100 ações, totalizando 178.326 aplicações.

Com o auxílio de um corpo docente, formado por cerca de 100 profissionais, entre professores e preceptores, mestres e doutores, os alunos são instigados a aprofundar as pesquisas na análise de casos sugeridos ao longo dos seis anos da graduação. Análises que acontecem em sala de aula e no Anfiteatro próprio da medicina, com capacidade para 183 alunos.

As habilidades técnicas também são desenvolvidas nos completos laboratórios da área da saúde, como o de Anatomia Humana que possui acervo completo de peças anatômicas naturais, e com aporte de recursos tecnológicos. Um exemplo é o Laboratório de Práticas, em que manequins de simulação são utilizados para o desenvolvimento das técnicas em procedimentos que vão desde exames de rotina, ataques cardíacos e, até mesmo, partos normais, entre muitos outros.

Na Unimar, os alunos são incentivados a buscarem conhecimento, aperfeiçoando o conteúdo desenvolvido em sala de aula. As Ligas Acadêmicas proporcionam esta expansão, uma vez que

possibilitam a visualização de outros cenários, a obter experiência profissional e networking. O curso de medicina da Unimar dispõe de 28 Ligas Acadêmicas.

Antes de efetivamente praticarem a medicina, os alunos também acompanham a rotina de atendimentos e procedimentos cirúrgicos em estágios que abrangem seis especialidades, sendo os extracurriculares, a partir do 3º ano no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), e os estágios curriculares obrigatórios, o internato, a partir do 5º ano, no AME, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e no Hospital Beneficente Unimar (HBU). Estes estágios podem ser realizados por acadêmicos de outras Instituições de Ensino.

Além destes ambientes, o curso de Medicina da Unimar, por meio do Hospital Beneficente Unimar, presta atendimento através de convênios firmados com o Sistema Único de Saúde (SUS) em Hospitais e Centros de Saúde da cidade e região, além de atendimentos em Estratégias da Família e Unidades Básicas de Saúde em Marília e municípios da região, por meio do convênio com as Secretarias de Saúde.

Hospital Beneficente Unimar

O curso de Medicina da Unimar se destaca, também, por possuir um centro de saúde especializado e humanizado, o Hospital Beneficente Unimar (HBU). Reconhecido como Hospital de ensino pelo governo federal em 2013, o local é referência no centro-oeste paulista, sendo mais um dos ambientes ideais de estudo, prática e pesquisa para os alunos e residentes.

São quatro torres que passam, constantemente, por investimento em atualização estrutural e capacitação profissional, para o acompanhamento da evolução da medicina. Assim, os estudantes usufruem de uma estrutura de excelência em Saúde para a formação integral.

Durante a pandemia, o HBU tornou-se referência para os cuidados de pacientes com sintomas de Covid-19 e foi construída a “Ala Roxa”, destinada apenas aos pacientes acometidos pelo coronavírus, podendo dar sequência nos tratamentos de pacientes com outras enfermidades, minimizando sua exposição ao vírus.

Em sintonia com os principais centros de referência em oncologia do Brasil e do Mundo, o Hospital Oncológico da Unimar dispõe das principais ferramentas de combate ao câncer como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia, além do único aparelho, de toda a região, que reduz as chances de queda do cabelo durante o tratamento da Quimioterapia.

O completo Centro de Saúde da Unimar é o único de toda a região a ofertar todos estes campos de atuação e, mesmo com toda esta multiplicidade, segue em expansão com a construção do Centro Cirúrgico Oncológico com aparelho PET/CT, um equipamento de Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons que realiza exames de imagem para avaliação do metabolismo das estruturas analisadas. Com o uso desse aparelho, será possível fazer o diagnóstico mais seguro e rápido.

Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA)

Fundada em 2001, o comitê local da IFMSA Brazil na Universidade de Marília (Unimar) tem como pilar a formação de médicos mais capacitados e humanizados, com discussões acerca da humanização, produção científica, promoção de saúde, educação médica, intercâmbios e representatividade estudantil. Um dos pilares da Associação é a formação de médicos mais capacitados e humanizados.

A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) é parte da International Federation of Medical Students Association, maior Organização Não Governamental (ONG) de medicina, que reúne mais de 1,3 milhão de acadêmicos de medicina em mais de 130 países, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Eventos e Programas de Iniciação Científica

Entre os anos de 2016 a 2021, os discentes do curso de Medicina participaram do Programa de Iniciação Científica, totalizando 166 pesquisadores, entre eles bolsistas e voluntários, em que foram apresentados cerca de 230 resumos.

Internacionalização

O curso de medicina da Unimar viabiliza ações de internacionalização do currículo, o que contribui na formação de profissionais, porque possibilita a visão global do mundo com estágios, pesquisas conjuntas com instituições e órgãos do exterior, intercâmbios culturais, eventos internacionais, cursos de línguas estrangeiras, bem como o recebimento de acadêmicos das mais diferentes origens, em seu campus universitário.

As inscrições para o processo seletivo 2024 vão até o dia 17 de outubro por meio do site www.unimar.br/vestibular. A prova será realizada no campus da Unimar no dia 22 de outubro e em outras quatro cidades, são elas: São Paulo, São José do Rio Preto, Londrina (PR) e Campo Grande (MS).

O Processo Seletivo será constituído por uma redação, com pontuação até 40, e questões de múltipla, com conteúdos de Língua Portuguesa (Literaturas Portuguesa e Brasileira; Gramática e Interpretação de Textos), Inglês, Química, Biologia, Matemática e Física.

O resultado do processo seletivo para a medicina será divulgado no dia 26 de outubro no site da Unimar e na secretaria acadêmica, localizada no bloco 9. Faça parte desta transformação. Para mais informações, visite nossa página www.unimar.br ou ligue para (14) 2105-4000.

23 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page