top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

13ª Nutriciência Unimar: Acadêmicos fomentam a pesquisa científica em evento de destaque


O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) promoveu a 13ª Edição do Nutriciência, em que os acadêmicos do 7º termo apresentaram os pré-projetos de pesquisa científica. A banca examinadora contou com a participação de docentes, egressos do curso e nutricionistas convidados. Como parte da iniciativa, os acadêmicos também realizaram a doação de leite em pó, por meio do projeto Nutriação, que foi direcionado ao Projeto Amor de Criança.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, ressaltou a relevância do evento, que além de ser uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, também incentiva a solidariedade. “Eu costumo dizer que são dois eventos em um. O Nutriciência conta com a apresentação dos projetos de pesquisas que são realizados pelos acadêmicos com orientação dos docentes do curso de nutrição, esses trabalhos são apresentados e avaliados pelos docentes, bem como os nutricionistas convidados. O Nutriação é uma campanha de arrecadação de alimentos para doação em projetos sociais atendidos pela Universidade”, explica.

Ainda segundo a Mara, o evento evidencia a qualidade da metodologia de ensino do curso, que valoriza a pesquisa desde o primeiro semestre. "Desde o início, incentivamos nossos acadêmicos a desenvolverem habilidades de pesquisa e, agora, chegando ao final do curso, no sétimo termo, eles já possuem uma vasta experiência nesse sentido", destaca.

A professora responsável pela disciplina de pesquisa é a Cláudia Rucco. Segundo ela, é uma alegria promover esse, que é um evento importante para o desenvolvimento dos alunos e já se tornou tradicional. “Os alunos, quando ingressam no curso, assistem a apresentação dos outros alunos e vão criando a expectativa para sua apresentação. É uma tradição que construímos e que estimula os termos a fazerem pesquisas e, comprovamos, que temos uma participação crescente dos alunos. Sem contar que para o ensino é um diferencial”, conta.

Para a acadêmica do curso de nutrição, Adriana Rodrigues, foi uma experiência fantástica participar do Nutriciência. “Na construção do trabalho, estamos ao lado de Doutores, que são nossos docentes, profissionais sensacionais, que estão ali dando suporte, nos ensinando e incentivando, sempre dizendo: você consegue. É uma experiência sensacional”, diz.

A acadêmica Ana Paula Leite conta como foi inovador participar de um projeto como o Nutriciência. “Eu nunca imaginei participar de uma pesquisa científica, mas no final, percebi que estava bem envolvida na pesquisa de artigos. Confesso que achei que seria muito difícil e realmente, não foi, porque contamos com a ajuda dos professores, que são doutores renomados. Só tenho a dizer que a Universidade é excelente e a gente está maravilhada com tudo que está acontecendo nesse evento”, celebra.

NUTRIAÇÃO

Os alunos de todos os termos do curso de Nutrição, que participaram do Nutriciência, demonstraram sua solidariedade doando sacos ou latas de leite em pó. Essa ação tem como objetivo promover a humanização e a solidariedade, beneficiando projetos sociais da Universidade de Marília. O total de doações alcançou 1,5 mil copos de leite, correspondendo a 97 pacotes de leite em pó.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page