top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

14ª Nutriciência Unimar: Acadêmicos fomentam a pesquisa científica em evento de destaque


Além dos trabalhos científicos, o evento também incentiva a solidariedade dos acadêmicos, com a arrecadação de leite em pó por meio do projeto Nutriação, destinado ao Projeto Amor de Criança e ao CENID

O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) realizou a 14ª Edição do Nutriciência, um evento dedicado a promover a pesquisa científica dos acadêmicos, especialmente os do último ano de graduação. Os participantes apresentaram seus trabalhos por meio de banners e oralmente a uma banca examinadora composta por egressos do curso e nutricionistas convidados. Além das apresentações, os acadêmicos contribuíram com a solidariedade, arrecadando leite em pó para o Projeto Amor de Criança e o Centro Interdisciplinar de Diabetes (CENID), por meio do projeto Nutriação.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Prof. Ma. Mara Silvia Foratto Marconato, ressalta a participação de todos os acadêmicos no projeto. “Todos os nossos alunos estão envolvidos. As apresentações orais são realizadas pelos estudantes do sétimo termo, que estão desenvolvendo seus futuros Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCs, e estes são avaliados por uma banca, que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento dos projetos nos meses seguintes,” explica.

O Nutriciência é um evento promovido pelo curso de Nutrição, em que os acadêmicos apresentam seus pré-projetos de pesquisa a uma banca examinadora composta por docentes, egressos e nutricionistas convidados.

De acordo com a docente responsável pelo projeto, Prof. Dra. Cláudia Rucco, esse projeto representa um dos pilares da Unimar, que é a pesquisa. “Desenvolvemos esse evento porque acreditamos que a pesquisa pode mudar o mundo. Precisamos plantar a semente da pesquisa nos nossos alunos para que, após a obtenção do diploma, eles continuem a desenvolver trabalhos científicos sempre com foco em melhorias”, conta.

O acadêmico do curso de Nutrição, Leonardo Bordini, apresentou seu projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido em grupo e destacou quão enriquecedor foi a experiência. “Embora seja desafiador no início, por envolver estágio e outras atividades essenciais para nossa formação, é extremamente enriquecedor. Abordamos tópicos discutidos em aula e outros que trazem esclarecimentos a longo prazo. O projeto nos permite aplicar os conhecimentos adquiridos sobre fatores nutricionais em uma iniciativa de grande relevância”, ressalta.

Além das apresentações, o evento inclui a campanha de solidariedade Nutriação, que arrecada leite em pó para beneficiar projetos sociais da Universidade, como o Projeto Amor de Criança e o Cenid. Com um total de 1,5 mil litros de leite arrecadados, a ação reforça o compromisso dos acadêmicos com a responsabilidade social.

O Nutriciência também visa promover uma campanha de arrecadação de leite em pó, que será doado para crianças atendidas pelos nossos projetos no ambulatório da Universidade de Marília. Os alimentos serão direcionados ao Projeto Amor de Criança, que atende as crianças com paralisia cerebral e, também ao CENID, o qual apoia crianças e adolescentes diabéticos,” conclui.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page