top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

MPF em Marília apresenta nova sede, com mais conforto e redução dos custos com aluguel


Nova sede do MPF na Rua Marechal Deodoro, área central da cidade

O Ministério Público Federal realiza amanhã (sexta-feira), às 18h, a inaguração da nova sede da Procuradoria da República em Marília. A procuradoria mudou-se em janeiro para o novo endereço, na rua Marechal Deodoro, 294, no centro da cidade, mas hoje (1°) apresenta oficialmente a nova sede à autoridades federais, estaduais e municipais dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Atualmente com três procuradores, Diego Fajardo Maranha Leão de Souza, Jefferson Aparecido Dias e Manoel de Souza Mendes Júnior, a PRM Marília funciona em pólo com a PRM Tupã e a PRM Lins e atende 41 municípios da região.

A nova sede é alugada, como ocorria com a anterior, mas é dotada de cerca de 1300 m2 de área, infra-estrutura elétrica adequada, iluminação e ventilação naturais, totalmente acessível para pessoas com deficiência e permite a expansão, se necessário, para comportar até cinco procuradores da República. Hoje a unidade conta com auditório, biblioteca e sala de treinamento, que não existiam na sede anterior, que já não reunia as condições ideais para o funcionamento da procuradoria e não possuía acessibilidade completa.

Apesar da troca para um prédio com tamanho ganho de qualidade em relação ao anterior, o aluguel da unidade sofreu na prática redução de quase 10%, o que representa o compromisso da instituição com o dinheiro público.

A mudança para a nova sede da PRM de Marília faz parte de um pacote de melhorias nas sedes do Ministério Público Federal em todo o Estado de São Paulo. "A mudança da PRM-Marília faz parte de um esforço da administração da PR-SP para melhor instalar todas as unidades, contemplando diversos projetos e obras", afirma o procurador-chefe da PR-SP, Thiago Lacerda Nobre, que estará presente na inauguração.

De acordo com o Procurador-Coordenador da PRM-Marília, Diego Fajardo Leão, as novas instalações já revelam ganhos na qualidade do trabalho e no atendimento à população: "Foi nítido o ganho de produtividade e satisfação dos servidores com as novas instalações, muito mais arejadas e iluminadas que antes. Além disso, os espaços mais adequados, vagas para o público externo e a localização central têm servido como um fator de atração para a presença da comunidade, que cada vez mais comparece ao prédio do MPF trazendo suas demandas".

MUDANÇAS E REFORMAS

Outras mudanças e reformas estão em curso. Caso da PRM de Bragança Paulista, cujo acesso ao público foi totalmente remodelado. Em São Paulo, parte da sede passou por reformas, caso do andar em que fica o auditório da unidade, que foi completamente reformado para melhor atender a população.

A PRM Guaratinguetá está passando por reforma. As unidades de Ourinhos e São João da Boa Vista já contam com terrenos próprios e projeto executivo aprovado. A adequação das sedes do MPF em SP é acompanhada e projetada pela Divisão de Engenharia da PR-SP, atendendo as necessidades de cada uma.

SOBRE O MPF

Reconhecido internacionalmente pelas suas atividades de combate à corrupção, o Ministério Público Federal também realizou uma ampla interiorização nos últimos cinco anos, abrindo novas unidades em diversas cidades do país, conforme estabelecido em seu planejamento estratégico, lançado em 2011 e aperfeiçoado nos últimos anos.

Em dezembro de 2011, o MPF possuía cerca de 900 procuradores da República, nos três níveis da carreira, espalhados em 172 unidades pelo país. Hoje são 1158 membros da instituição, distribuídos em 210 unidades.

O Ministério Público Federal atua na Justiça Federal, em causas nas quais a Constituição considera haver interesse federal. A atuação do MPF pode ser judicial, nas esferas cível e criminal, bem como fiscal da lei (custos legis), e pode ser extrajudicial, por meio de recomendações e acordos, como os Termos de Ajuste de Conduta (TAC), por exemplo.

Todas as unidades do MPF possuem atendimento ao cidadão. Em Marília, a unidade atende o público geral de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Sua denúncia também pode ser feita eletronicamente por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão .

.

Todas as unidades do MPF possuem atendimento ao cidadão. Em Marília, a unidade atende o público geral de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Sua denúncia também pode ser feita eletronicamente por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão .


1 visualização0 comentário
bottom of page