Buscar
  • Da redação

Bombeiros orientam crianças sobre riscos de afogamentos no verão


Crianças de Emeis no Corpo de Bombeiros, hoje

Crianças de Emeis estiveram na manhã desta sexta-feira (1°) na sede do Corpo de Bombeiros em Marília. Entre as atividades, palestras e orientações sob o tema "Água no Umbigo, Sinal de Perigo!". Foram distribuídas cartilhas didáticas e ilustradas sobre essa questão. O objetivo é alertar as crianças sobre os riscos de incidentes e afogamentos com a chegada do verão.

HOMENAGEM NA CÂMARA

Na noite desta sexta-feira, às 20h, acontece a sessão solene de homenagem ao aniversário do 10° Grupamento de Incêndio de Marília.

A História do Décimo Grupamento de Bombeiros teve início quando, nos idos de 1958, o Prefeito Municipal de Marília, Dr. Miguel Argolo Ferrão, celebrou um convênio junto ao então Governador do Estado de São Paulo, Dr. Jânio da Silva Quadros, firmando proposta de instalação de uma organização do Corpo de Bombeiros na cidade de Marília.

Tal convênio, porém, não foi levado avante, em virtude dos altos encargos financeiros que se apresentaram aos cofres municipais.

Em 1968 retomaram-se os trabalhos para implantação do serviço de bombeiros em Marília, com o projeto de construção de um Posto de Bombeiros junto ao atual quartel do 9º BPM/I, no Bairro Vista Alegre, em Marília.

Em 10 de abril de 1970, a Polícia Militar do Estado de São Paulo passa por uma reestruturação e, em consequência, o Corpo de Bombeiros, sendo parte integrante da mesma Corporação, realiza estudos estratégicos, e desse estudo, o município de Marília, conhecida como cidade símbolo de Amor e Liberdade, despontava interesse estratégico ao Comando do Corpo de Bombeiros e como ponto geocêntrico de outras cidades com serviços de bombeiros do Centro-Oeste Paulista, foi escolhida para sediar a Terceira Companhia do Segundo Grupamento de Bombeiros instalado em Campinas.

Assim, a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília, sob o comando do Cap PM Adilson Aparecido Gonzaga e de um contingente de 10 bombeiros, torna-se a sede dos serviços de bombeiros das regiões de Dracena, Presidente Prudente, Lins e Bauru.

Em 21 de outubro de 1970, foi finalmente celebrado o convênio entre o Estado e o Município de Marília, trazendo assim a consolidação do Sistema Operacional com o incremento de novas viaturas e materiais técnicos especializados para o enfrentamento das emergências de bombeiros.

Em 10 de março de 1975 a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília dá origem ao Décimo Grupamento de Incêndio, que teve sua sede instalada em uma edificação onde havia anteriormente funcionado uma escola, próximo ao Yara Clube de Marília. Essa sede mantém-se guardada com muito carinho na memória dos bombeiros daquela época.

Em 13 de maio de 1989, o Terceiro Subgrupamento de Bombeiros do Décimo Grupamento de Incêndio, com sede em Presidente Prudente, é desmembrado, dando origem ao Décimo Quarto Grupamento de Incêndio, com sede em Presidente Prudente.

Seguindo o mesmo exemplo, em 04 de setembro de 1996, o Segundo Subgrupamento de Bombeiros de Bauru desvincula-se do Décimo Grupamento de Incêndio, formando o Décimo Sétimo Grupamento de Bombeiros, posteriormente renomeado como Décimo Segundo Grupamento de Bombeiros.

A nova estrutura organizacional e operacional do Décimo Grupamento de Bombeiros passou a contemplar dois Subgrupamentos de Bombeiros, sendo um sediado em Marília, abrangendo os três Postos de Bombeiros da cidade de Marília e mais os PB de Garça e Tupã. O Segundo Subgrupamento de Bombeiros passa a abranger o Posto de Bombeiros da cidade de Assis, onde está sua sede e mais os Postos e Bases de Bombeiros de Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e Paraguaçu Paulista.

Os Postos de Bombeiros em Marília se postaram no eixo norte-sul, próximos às linhas férreas, porém em posições extremas da cidade e pensando no tempo-resposta de atendimento ao centro urbano, o Major PM Silas Varela Sendin expôs a intenção de ocupar inicialmente a ala norte do Viaduto José Bonifácio, adjacente a Avenida Nelson Spielmann e sob este pretendia instalar um Posto Avançado de Bombeiro para abrigar um contigente pequeno e uma viatura rápida, cujo evento se deu em 02 de julho de 1985, e os bombeiros paulatinamente foram construindo e ocupando, em caráter precário, suas instalações, o então denominado PB/José Bonifácio, hoje Sede do 10º Grupamento de Bombeiros e BB/Centro do município de Marília, porém em novas instalações.

Desde a inauguração de suas novas instalações, em 25 de abril de 2002, a sede do 10º Grupamento de Bombeiros está situada na Av Nelson Spielmann, 1219, Bairro centro, Marília/SP e abrange uma área de atendimento de 48 municípios.


0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo