Buscar
  • Da redação

RAIVA: vacinação de cães será neste sábado. Saúde descarta risco de reação ao contrário nos animais


Veterinários da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Marília esclarecem as principais dúvidas sobre a vacina antirrábica, que estará disponível gratuitamente durante campanha a partir de amanhã (sábado - (23). A primeira região atendida será a zona norte da cidade. Lupércio Garrido e Ticiana dos Reis “detonam” alguns mitos e explicam a importância do combate à raiva.

Como toda vacina, a dose contra a raiva é um imunoterápico, ou seja, um medicamento biológico produzido a partir do vírus inativado. Isso significa que a vacina jamais causará a doença, pelo contrário, deixará o organismo do animal protegido contra a patologia.

“É possível, em um percentual muito baixo, que haja alguma reação adversa, porém a vacina não causa a raiva e nem qualquer outro tipo de doença. Essas reações, muito raras, são tratáveis, não persistentes e jamais justificariam que um animal fique desprotegido e possa contrair e transmitir uma doença grave como a raiva”, destaca Garrido.

Ticiane lembra que não existe contraindicação em relação ao porte do animal, gestação, ou ainda alimentação. “Não precisa estar em jejum, não há necessidade de aguardar dar cria e não existe contraindicação. Em caso de alguma dúvida, um veterinário deve ser consultado”, alerta.

A vacinação será em pontos definidos pela Divisão de Zoonoses, incluindo unidades de saúde (em frente a unidade), praças, escolas e locais de grande circulação. Os postos funcionarão das 09h às 17h.


0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo