top of page
Buscar
  • Da redação

HC/Famema comemora quatro anos de encampação pelo Estado com mais estrutura, conquistas e novos inve



Hospital das Clínicas de Marília e a superintendente do Complexo HC/Famema,

dra. Paloma Libânio Nunes: trabalho sério e transparente com resultados eficientes


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, o HCFAMEMA comemora nesta segunda-feira (6), quatro anos de encampação pelo Governo do Estado. Com o novo sistema, o Hospital obteve novas conquistas e investimentos em benefício da população que utiliza os serviços do SUS em Marília e outros 62 municípios da região.

Entre as novas conquistas estão novos leitos de Terapia Intensiva, reforma da UTIs, novo Pronto Socorro, novos mobiliários e equipamentos e novo tomógrafo computadorizado. Os bons resultados e conquistas do HC/FAMEMA, com foco na melhoria do atendimento à população, estão diretamente relacionados ao trabalho sério e transparente da atual diretoria, liderada pela superintendente, dra. Paloma Nunes.

PERFIL

O HC/FAMEMA é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria da Saúde, criada pela Lei nº 1.262 de 06 de maio de 2015. Com isso, o HCFAMEMA deixou de ser apenas um prestador de serviço e passa ser um órgão do Governo de Estado, junto às outras três autarquias da área da saúde existentes no Estado de São Paulo: Botucatu, Ribeirão Preto e São Paulo. O HCFAMEMA atua na assistência de média e alta complexidade da Rede Regional de Atenção à Saúde - RRAS 10, integrando a rede de atenção à saúde do DRS-IX, cuja área de abrangência inclui 62 municípios, agrupados em 5 microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã), alcançando uma população estimada em 1.200.000 vidas. Nestes quatro anos, vários foram os avanços e conquistas para a população, dentre eles: - o aumento no número de leitos de Terapia Intensiva; - reforma das UTIs; - início da renovação do parque tecnológico com a aquisição de diversos equipamentos como tomógrafo, endoscópios, colonoscópios, torres de vídeo, focos cirúrgicos; reforma da unidade de urgência materno infantil; - inauguração do novo Pronto Socorro adulto; - reforma do Centro Cirúrgico

Novo tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital das Clínicas de Marília

Com isso, foi possível aumentar o acesso aos serviços, zerando, por exemplo, a fila de espera para radioterapia e procedimentos de hemodinâmica; além de melhorar os índices de produção e o cumprimento das metas pactuadas com o DRS. Passou a integrar projetos como o Ápice-on, que propõe a qualificação no cuidado ao parto e nascimento; atenção às mulheres em situações de violência sexual. Recebeu habilitação como Centro de Atendimento de Urgência tipo I aos pacientes com AVC. Recebeu o Troféu “Hospital Amigo do Transplante”. Foi o vencedor no Concurso Dez Passitos da Campanha Mundial de AVC 2017. Teve certificação ISO 9001 no Hemocentro e na Unidade de Alimentação e Nutrição.

Buscando otimizar seus processos internos e dar mais agilidade e segurança no atendimento da população, o HCFAMEMA está investindo cada vez mais na Tecnologia da Informação, ampliando o uso do Prontuário Eletrônico em todas as unidades assistenciais. Tem investido em ações que buscam favorecer uma Alta Responsável, sistematizando as ações já existentes e estabelecendo protocolos de implementação da Alta Responsável em todas as unidades assistenciais, a partir da construção coletiva dos trabalhadores envolvidos. Recentemente, o HCFAMEMA implantou em seus hospitais o Projeto da Visita Aberta, que amplia o horário de visita de 2 para 12 horas, visando humanizar o cuidado e aproximar o paciente da sua rede social. Também temos a aprovação do concurso público que, neste momento, aguarda a revisão do governador. Entretanto, já houve a liberação de alguns cargos comissionados, nos permitindo ampliar nossa equipe de trabalho.






84 visualizações0 comentário
bottom of page