Buscar
  • Da redação

Conselho Tutelar realiza passeata alertando para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças


O Conselho Tutelar de Marília realizou na manhã deste sábado (18) uma grande passeata pelas ruas centrais da cidade, destacando a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". O ato foi uma iniciativa da Igreja Presbiteriana e teve como objetivo incentivar a população a denunciar casos desta natureza, por exemplo, ligando para a o telefone 100 ou diretamente no Conselho Tutelar, através do telefone 3413-3877.

Este dia (18 de Maio)

é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque 100 apontam mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço, por ano.

Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações.

No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.








9 visualizações0 comentário