top of page
Buscar
  • Da redação

Polícia Civil prende gangue que aplicava golpes do cartão bancário em Marília. Operação foi durante


A Polícia Civil de Marília, após eficiente trabalho de investigação, realizou uma operação especial e prendeu durante a madrugada desta segunda-feira (17), quatro homens e uma adolescente de 15 anos, envolvidos em estelionatos ocorridos em Marília. Um outro elemento foi preso no período da tarde. Os prejuízos às vítimas passam de R$ 70 mil

A gangue atuava na modalidade "golpe do cartão bancário", conforme alerta feito pelo delegado chefe da Central de Polícia Judiciária (CPJ), dr. José Carlos Costa (VEJA AQUI).

Delegado chefe da CPJ, José Carlos Costa comandou a Operação, hoje

Com a gangue, os policias apreenderam três aparelhos celulares, duas alianças, um notebook e um pendrive. A Operação desta segunda-feira foi coordenada pelos delegados José Carlos Costa, dr. Sebastião de Castro e dr. Ricardo Coércio, além de 15 investigadores e três escrivães.

DICAS PARA SE PREVENIR E EVITAR GOLPES

GOLPE DO CARTÃO DE CRÉDITO

Estelionatário liga no telefone fixo, geralmente para pessoas idosas, alegando ser do "Setor de Segurança Visa Master Card etc", sob alegação que a vítima fez uma compra com seu cartão, com valor alto.

A vítima, por sua vez, fica preocupada, pois não fez a tal compra. Com a negativa da vítima, o estelionatário diz que tem que trocar o cartão.

Pede para a pessoa ligar do telefone fixo para o 0800 do Banco, desviando com isso a ligação para outro telefone. A pessoa que atende solicita todos os dados e senha do cartão, inclusive da um número de protocolo e pede para que a vítima faça uma carta (o golpísta explica como fazer) e coloque junto com o cartão e a senha em um envelope e lacre. Diz que uma pessoa irá até a residência da vítima para pegar o envelope. De posse do cartão e senha, fazem diversas compras, saques, empréstimos e etc. dando prejuízos enormes à vítima.

DICA: AS PESSOAS DEVEM FICAR ATENTAS, POIS BANCO NENHUM FAZ ESTE TIPO DE SERVIÇO, MANDANDO MOTOBOY IR BUSCAR CARTÃO EM RESIDÊNCIA


GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

O estelionatário liga para a vítima e diz que sequestrou algum parente da mesma. Exige que uma quantia em dinheiro seja depositada em uma conta corrente e não permite que a pessoa desligue o aparelho.

Geralmente, os golpistas colocam pessoa gritando ao fundo da ligação, como se fosse o sequestrado, apavorando a vítima.

DICA: FIQUE ATENTO, ORIENTE TODAS AS PESSOAS DA CASA A NÃO FORNECEREM DADOS PESSOAIS, SOBRETUDO POR TELEFONE, POIS SÃO ESSAS INFORMAÇÕES QUE OS MELIANTES USAM PARA DAR MAIS CREDIBILIDADE AOS GOLPES. ALÉM DISSO, O GOLPISTA NÃO PERMITE QUE A VÍTIMA DESLIGUE O TELEFONE, PARA NÃO MANTER CONTATO COM ALGUM FAMILIAR







136 visualizações0 comentário
bottom of page