Missa campal na Igreja Basílica de São Bento, nesta quinta-feira (Fotos: Érica Montilha)
Missa campal na Igreja Santo Antonio (Fotos: Ana Cláudia Caetano)
Milhares de católicos celebraram o Corpus Christi nesta quinta-feira (20) em Marília com os tradicionais tapetes decorados pelas ruas, procissões e missas campais na Catedral de São Bento e na Igreja Matriz de Santo Antonio.
Prefeito Daniel Alonso acompanhou os trabalhos de fieis pela manhã (Fotos: João Paulo Santos)
O que quer dizer Corpus Christi?
Significa, em latim, "corpo de Cristo". É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
Desde quando a data é celebrada?
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino de redigir um rito ("ofício") para a celebração da data.
Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, - o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só "pegaria" para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.
Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida.
Em Portugal, o dia é chamado também de "Corpo de Deus", e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas - que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais.