A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) finalizou nesta quarta-feira (31) a distribuição entre três empresas aéreas dos horários de pousos e decolagens (slots) que pertenciam à Avianca no aeroporto de Congonhas.
De acordo com a Anac, dos 41 slots que pertenciam à Avianca, 15 ficarão com a Azul (que serve Marília na rota até Campinas), 14 com a Passaredo e 12 com a MAP.
Com problemas financeiros, a Avianca entrou em recuperação judicial em dezembro de 2018 e deixou de operar voos em maio deste ano. Em junho, a Anac suspendeu de forma cautelar (provisória) a concessão da empresa para explorar o transporte aéreo regular de passageiro e carga.
Segundo a agência, MAP e Passaredo deverão comprovar que terão condições de cumprir os requisitos operacionais exigidos para a operação de voos no aeroporto.
Na última segunda (29), a Anac informou que Azul e Map haviam pedido para ocupar os 41 horários da Avianca, a Passaredo havia solicitado 30 e a Two, 14. De acordo com a Anac, a Two será alocada na pista auxiliar de Congonhas.
“Em razão das aeronaves operadas pela empresa Two Flex, os 14 slots solicitados foram alocados na pista auxiliar de Congonhas e estão pendentes de confirmação pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea”, disse a agência.
Na semana passada, a Anac decidiu que não poderiam pleitear os horários da Avianca empresas que já operassem mais de 54 slots em Congonhas. Isso deixou Latam e Gol de fora. A Latam tem atualmente 236 slots e a Gol 234.