Buscar
  • Da redação

Secretário nega novo aumento de IPTU, classifica vereador de "demagogo e populista" e diz


Levi Gomes, secretário municipal da Fazenda e Planejamento Econômico

Em mensagem encaminhada ao JP, o secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes, contestou as declarações do vereador José Luiz Queiroz (PSDB), divulgadas pelo JP, sobre o que considerou manobras do prefeito Daniel Alonso (PSDB) para aumentar o IPTU em mais de 34%. O vereador disse ter chegado à tal conclusão após analisar a proposta do novo Código Tributário do Município.

"Única manobra que o governo vai fazer é ensinar o vereador a ler e fazer contas e deixar de ser populista e demagogo", cita a mensagem de Levi Gomes. Ele explica que

"o valor do código vigente consta valor de 2013, que foi corrigido pelo IGP-M até ano de 2019. Portanto. este valor do projeto é o valor atualizado! Portanto, os valores do novo CTM são os mesmos praticados neste exercício de 2019! Simplesmente estes valores estão atualizados".

Aponta ainda o Artigo 97, §2º do Código Tributário Nacional : "Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo".

O último aumento do IPTU decretado pela gestão Daniel Alonso foi no final do ano passado. Ficou na casa dos 10% (I-GPM) e a população está pagando este ano. O QUE DECLAROU O VEREADOR

JUNTINHOS: vereador Zé Luiz Queiroz com Daniel Alonso na campanha eleitoral de 2016


O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) denunciou nesta terça-feira em sua página no Facebook manobras da gestão Daniel Alonso (PSDB) para aumentar em até 34% os valores do IPTU em Marília.

"Aumento de 34% no valor venal do metro quadrado! É pra acabar!", comentou o vereador.

Ele analisou a proposta de mudanças no Código Tributário do Município, apresentado a um grupo de vereadores no mês passado.

O TEXTO DELE NO FACEBOOK

Hoje comecei uma análise preliminar do projeto do Novo Código Tributário do Município de Marília. Haviam me falado que não teria aumento de imposto. NO ENTANTO, quando me deparo com as tabelas que servem de base de cálculo para os valores venais dos imóveis, SURPRESA!!! Ah Zé, como você é chato! Pois é, ossos do ofício de vereador. Se fosse para fazer amigos jamais entraria na política.

Veja você mesmo na foto. Um exemplo apenas: Se você mora num prédio de padrão BOM, hoje o valor do metro é de R$ 2.769,14. Com o Novo Código vai para R$ 3.733,05. DIFERENÇA DE 34,3%!! Aumento de 34% no valor venal do metro quadrado! É pra acabar!

Mais uma vez, eu espero estar errado e peço desculpas se estiver. Porém, os documentos estão aqui na minha frente. Os número fazem sentido, infelizmente. Continuarei a minha análise e levarei todos os pontos polêmicos ao debate.

Há aumentos para casas, lojas comerciais, etc! Sobe IPTU pra quase todo mundo. De minha parte aguardem uma análise minuciosa. Aumento de imposto não dá!

Aumento de Imposto (IPTU) nós não aceitamos. Muito menos disfarçado! E sim, eu sou chato mesmo!


39 visualizações0 comentário