Mais uma carreta tombou na famosa curva do Viaduto da Unimar, na SP-333 (saída para Assis). No início da noite desta terça-feira (15), uma carreta bi-trem tombou. Não houve vítimas.
Como a carreta e a carga não foram removidas, na manhã desta quarta-feira o trânsito na região virou um tremendo caos, inclusive na Rodovia do Contorno no trecho entre a antiga Cooperativa dos Cafeicultores até o referido viaduto.
Congestionamento na Rodovia do Contorno na manhã desta quarta-feira
DESCASO DO DER
Tombamentos de diversas carretas e caminhões neste local já virou rotina. Mesmo com a Justiça acatando ação movida em 2014 pelo Ministério Público Estadual, obrigando o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a promover correções na curva existente no local, nada foi feito.
O Departamento, ao invés de tomar as providências cabíveis, manteve o relaxo e recorreu da decisão alegando anão comprovação que "o padrão geométrico adotado para construção das alças do KM 451 + 300 metros e Km 452+00 constitua causa, sequer concausa para a ocorrência dos acidentes, de modo que o redimensionando pretendido, se assim realizado, oneraria como também comprometeria o orçamento público, medida que não se compatibiliza com o interesse público primário”.
O TJ manteve a decisão da Justiça em Marília e determinou a adoção de novos valores de largura nas pistas, raio de curvatura, alargamento das faixas de rolamento, superelevação e faixas de aceleração bem superiores as do local de forma que coloque em segurança o tráfego de todos os veículos, especialmente os de carga pesada.
Determinou ainda multa diária de R$ 500 (limitada a 50 dias) pelo não cumprimento da decisão.
O DER apenas reduziu para 30 o limite de velocidade na alça de acesso à curva e não fez as correções técnicas na pista, conforme determinado pela Justiça.
Assim, continuam os acidentes no local, causando danos materiais e colocando vidas em risco.