Será realizada no próximo domingo (27), das 9h ás 12h, na Avenida das Esmeraldas, a "Caminhada Pela Vida". O objetivo é estimular a população à doação de sangue, medula óssea e órgãos.
A Caminhada terá como ponto de partida a Emdurb, retornando ao mesmo local, onde haverá diversas atrações, como o Grupo Musical KN-4, Daniel Arthur (The Voice Kids), Banda Marcial de Marília, Feira de Doação de Animais, Doação de Ração, Recreações Infantil e Adulto. Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia e outras atividades.
Haverá também sorteios de brindes e bicicletas para o público presente. "É uma oportunidade da comunidade mariliense se conscientizar sobre a importância das doações de sangue, medula óssea e órgãos humanos, participando de atividades recreativas e de lazer na manhã do domingo", explicou a idealizadora do evento, vereadora professora Daniela Alves.
MEDULA ÓSSEA
A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita. Entenda como se inscrever para ser um doador voluntário e como é realizado o procedimento.
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade
- Estar em bom estado de saúde
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)
– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).