Buscar
  • Da Assessoria

Índice Geral de Cursos comprova que a Unimar está entre as 15 melhores Universidades do Estado de Sã


A Universidade de Marília (Unimar) recebeu nota 4, em escala de 1 a 5, no Índice Geral de Curso (IGC), um dos indicadores de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. O resultado é o último a ser divulgado, e junto ao Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) e Enade, comprovam a qualidade da Instituição, que integra seleto grupo de excelência no Ministério da Educação (MEC).

Ao longo de 60 anos, a Unimar prioriza a formação de profissionais éticos e qualificados para atender as expectativas do mercado nas mais diversas áreas. Tradição e qualidade que mantém a Instituição em evidência nas principais avaliações, como também no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), Ranking Universitário Folha (RUF) e o recém criado Guia da Faculdade do Jornal Estadão.

Divulgado nesta semana pelo MEC, o IGC é uma avaliação que se dá mediante a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação, avaliada pela matriz curricular, estrutura e corpo docente, de cada instituição, a qual coloca a Unimar em evidência, não só na região, já que está entre as melhores Instituições de Ensino do estado, sendo a 15ª melhor Universidade do estado e a 10ª melhor entre as privadas.

A avaliação é divulgada junto à nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o índice dos cursos de graduação, referente a média da nota Enade e Índice de Desenvolvimento de Desempenho (IDD). De acordo com o CPC, os cursos avaliados obtiveram altas notas, comprovando que são os melhores cursos de Marília e região. Além de pertencer aos ranking dos melhores do país.

Os cursos avaliados com nota 4 são Publicidade e Propaganda, Direito, Ciências Contábeis, Administração e Gestão de RH, integrando os melhores cursos do estado de São Paulo. O curso de Psicologia da Unimar recebeu nota 3, comprovando ser o melhor de Marília e região. Estes dados, junto ao do Enade e IDD, divulgado no último mês, indicam a qualidade dos cursos de graduação da Unimar. Nenhum outro curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Gestão de Recursos Humanos da cidade e região obteve melhor desempenho que os cursos da Unimar.

Para a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarollo Ottoboni, o resultado vem consolidar o trabalho desenvolvido com os alunos no curso. “Nós buscamos um alinhamento entre teoria e prática de forma transversal, que prioriza o aprendizado. Nossos alunos estão saindo para o mercado com uma bagagem muito forte de fundamentos que irão embasar suas decisões e todo esse trabalho se refletiu na nota 4 do Enade, IGC e CPC, nos posicionando como o 2º melhor curso do Estado de São Paulo e o 17º melhor do Brasil. Esse resultado também é muito importante, pois mostra que não é necessário ter que ir para grandes centros para se ter um curso de ponta. Estamos a 450 quilômetros de São Paulo e somos referência no interior do estado”, comemora.

De acordo com a Coordenadora do curso de Direito, Francis Marília Pádua, a nota representa todo o sério trabalho prestado pelo corpo docente. “Eu recebo esta nota e classificação do curso com muita satisfação, porém, ressalto que não há nenhuma surpresa para nós nestes resultados obtidos. Ele já era o esperado por todos nós, coordenação e docentes do curso. É fruto do trabalho que desenvolvemos há anos e que somente reitera e atesta mais uma vez, a qualidade do nosso curso, através de um indicador de qualidade e, diga-se de passagem, este sim um indicador oficial do Ministério da Educação. Esta nota expressa o que já temos atestado há muito tempo, ela expressa a qualidade do nosso ensino, da nossa estrutura pedagógica, nossa infraestrutura e a qualificação dos nossos docentes. Figuramos com este resultado, no 6º melhor curso do Estado de São Paulo e o 30° no país! Com estes resultados não há como se discutir a qualidade do Curso de Direito da Unimar”, celebra.

Segundo a Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Ana Cláudia Rossetto, receber esta nota é a certificação do trabalho feito com tanto afinco pelo corpo docente. “A sensação é que estamos no caminho certo, procurando sempre proporcionar aos alunos dos cursos de Administração e Contábeis a vivência do que há de mais avançado no mercado. Outra diferença é o acompanhamento que professores e coordenação fazem com os discentes, tratando-os com total respeito e com a preocupação de não colocar só mais um profissional no mercado, mas cidadãos éticos. Eles sentem essa diferença de serem acolhidos e por saber que nos importamos de verdade com a formação de cada acadêmico”, enfatiza.

ENADE e IDD

Divulgados em novembro pelo MEC, o Enade e o Índice de Diferença de Diferença (IDD), que compara a nota Enade realizado pelos concluintes dos cursos de graduação, com os resultados destes mesmos estudantes no Enem, já demonstraram a excelência dos cursos da Universidade, comprovando sua qualidade de ensino. A avaliação foi referente ao rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, mostrando como foi o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atuação profissional.

Os cursos de Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis receberam nota 4 no Enade e IDD, em escala de 1 a 5, superando cursos de todas as instituições de Marília, região e muitos cursos renomados de São Paulo, capital. O curso de Direito que já possui nota máxima em avaliação in loco, também foi o único da região de Marília a alcançar o 4 de IDD.

GUIA DA FACULDADE DO ESTADÃO

A Unimar bateu recorde conquistando 69 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão. Recém criado, o Guia é semelhante a outras publicações que já existiu e estrelam cursos de acordo com a qualidade observada na formação dos profissionais e percebida e absorvida pelo mercado.

Os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda foram avaliados com quatro estrelas e alcançaram o maior patamar da avaliação na região.

Muito bem colocados, com três estrelas, estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica e Pedagogia.

RUF 2019

O Ranking Universitário Folha, um dos mais importantes índices de avaliação de Ensino Superior do país, que avalia o ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e mercado de trabalho, demonstrou também a qualidade de ensino da Unimar.

Os índices comprovaram que os cursos de graduação oferecidos pela Instituição são os melhores de Marília e região. Além de pertencerem ao grupo dos melhores do estado e país.














24 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo