Buscar
  • Da redação

Campanha busca doadores de plaquetas para jovem em tratamento contra leucemia no Hospital das Clínic


A jovem Giovana Vitoria dos Santos de Almeida, que esta´em tratamento contra leucemia, está realizando uma campanha para conseguir doações de plaquetas e fazer cadastramento pra doadores de medula óssea. As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, havendo maior produção de plaquetas quando há sangramentos, por exemplo, impedindo a perda de sangue excessiva.

Amigos e familiares dela estão empenhados na campanha pelas redes sociais, As doações podem ser feitas das 7h `s 13h no Hemocentro Regional de Marília (localizado na Rua Lourival Freire, 240, ao lado do Fórum - Telefone 3402-1850).

Pessoas com qualquer tipo de sangue podem fazer as doações. Giovana está fazendo quimioterapia no Hospital das Clínicas de Marília.

DICAS

Quem doa sangue tem direito a um dia de folga no trabalho (– “Artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada").

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.

  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.





























610 visualizações0 comentário