top of page
Buscar
  • Jcnet - Bauru

ALERTA NA REGIÃO: caso suspeito de coronavírus registrado em Bauru entra para estatística nacional


O caso suspeito de coronavírus em Bauru entrou para a estatística nacional. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que está monitorando outras três suspeitas na Capital. Um deles passou a ser contabilizado também nesta quarta-feira (5), quando foram descartados quatro no Estado, após diagnóstico negativo de coronavírus realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. O Brasil segue sem confirmação da doença.

No País também houve queda no número de casos suspeitos, segundo a atualização mais recente do Ministério da Saúde com base em informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde. Agora, 11 casos se enquadram na atual definição de suspeito para coronavírus, sendo monitorados sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (5) e São Paulo (4). Já entre os que saíram da lista em território paulista estão um adulto na Capital, dois de Paulínia e a criança do município de Americana. Em relação aos pacientes que passaram a figurar na lista, estão bem, estáveis e recebendo cuidados em casa em isolamento domiciliar.

Todos os quatro casos considerados suspeitos em São Paulo apresentaram sintomas e histórico de viagem à China.

Os familiares dos pacientes considerados suspeitos estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

"O monitoramento está em curso, com organismos internacionais e nacionais de saúde, e nossas equipes seguem acompanhando o tema ininterruptamente para que possamos dar respostas rápidas e efetivas quando necessário", diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

MORTES NA CHINA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, nas últimas 24 horas, duas novas mortes por coronavírus elevaram o número de óbitos até o momento para 492. Entre elas, apenas uma foi fora da China, nas Filipinas.

Em atualização diária sobre a epidemia, a entidade informou que foram registrados 3.925 mil novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total para 24.554 infectados em todo o mundo - 24.363 deles na China. Entre os infectados na China, 3.219 são considerados severos.


13 visualizações0 comentário
bottom of page