O prefeito Daniel Alonso (PSDB) fez uma live na noite desta segunda-feira (20) onde anunciou que continuará seguindo a quarentena decretada pelo Governo do Estado, até o dia 10 de maio.. Comércio e escolas seguem fechados,
"Todos os 645 municípios estão desesperados querendo o que nós marilienses também queremos, que é reabrir o comércio... mas ninguém (cidades) conseguiu êxito, tiveram que recuar, porque as decisões da Justiça em todas as cidades têm sido as mesmas, multas pesadas e penas de improbidade administrativa...O Ministério Público e a Justiça caem em cima e é perigoso o prefeito ir preso", afirmou.
Alonso voltou a citar decisão da Justiça Estadual em Marília que determinou que ele cumpra o decreto de quarentena do Governo do Estado.
"Estamos implorando para o Governo fazer esta flexibilização...Não é relaxar", disse o prefeito. Ele afirmou que teve uma resposta do Governo do Estado, hoje, que na próxima quarta-feira (22) haverá um novo anúncio sobre a quarentena.
ANÚNCIO NA QUARTA-FEIRA
"Assumo com todos vocês aqui o compromisso de na quarta-feira estar trazendo aqui esta novidade".
A novidade no caso, não será boa. O anúncio do governador João Doria (já publicado pelo JP) será que a quarentena seguirá sem flexibilizações até o dia 10 de maio.
"Hoje, o Estado deixa claro, comércio fechado", reafirmou Alonso. Ele disse que a Procuradoria Jurídica do Município está entrando com medida para tentar derrubar uma liminar pedida pelo MPE e concedida pela Justiça que impede a Prefeitura de "quebrar" a quarentena do Governo do Estado.
"O Doria está apanhando, ele sabe que está apanhando, mas ele trabalha com dados", comentou o prefeito.
Sobre a decisão do STF, a qual entendeu que a abertura do comércio compete aos governadores e prefeitos, ele disse que o Estado é soberano e os municípios devem seguir o decreto estadual. "os municípios podem restringir ainda mais a quarentena, mas nunca confrontar com o Estado", explicou
Alonso citou números baixos de casos suspeitos e confirmados de coronavírus em Marília. "Isso mostra que estamos fazendo a lição de casa e levando a sério essa quarentena... Continuaremos trabalhando na Casa Civil, mostrando esses números e tentando sensibilizar o Governo sobre a necessodade da flexibilização...Eu sei que não é fácil! Como prefeito eu tenho que cuidar da saúde das pessoas, Óbvio que como empresário, eu quero todo mundo ganhando dinheiro, trabalhando, Tenham um pouco mais de paciência", finalizou.