Buscar
  • JCNET

Prefeitura de Bauru decreta uso obrigatório de máscaras por tempo indeterminado, com multa de R$ 2 m


O uso de máscaras em Bauru será obrigatório a partir de 4 de maio. A determinação entraria em vigor e seria fiscalizada desde esta segunda (27), mas a prefeitura resolveu estender o prazo para adequação. Quando a nova regra passar a vigorar, será por tempo indeterminado, alerta a prefeitura. O item será compulsório para frequentar estabelecimentos públicos e privados e o transporte coletivo.

Secretária de Planejamento de Bauru, Letícia Kirchner explica que a alteração das datas atende pedidos do setor empresarial e também de munícipes que ainda não conseguiram adquirir máscaras. "Sabemos que a população tem enfrentado dificuldades para comprar. Então, demos mais uma semana para que todos possam se adequar".

Embora o foco da fiscalização fosse a orientação em um primeiro momento, estabelecimentos considerados essenciais procuraram o poder público por temor à lei. Afinal, a multa - de até R$ 2 mil - não irá para o munícipe que desrespeitar, mas para o local em que ele estiver. "Nossa recomendação é de que os estabelecimentos disponibilizem máscaras aos clientes que não tiverem. Mas o comércio pode impedir a entrada do cliente sem a proteção", observa Letícia.

VAI CONTINUAR

A secretária alerta ainda que a obrigatoriedade deve continuar mesmo após a flexibilização ou fim da quarentena."O dia 10 [de maio] não será uma data da libertação. Ainda que tenhamos medidas de retomada no comércio, isso não significa uma situação de normalidade. Não estamos pensando na suspensão das máscaras ainda, porque tudo dependerá dos desdobramentos da epidemia e de uma vacina", explica a Letícia Kirchner.

Empresas que não atendem o público, mas estão funcionando internamente também devem adotar o item de proteção. Já o uso pelas ruas não é obrigatório; é apenas recomendado.

CASOS

Bauru contabilizou mais uma morte suspeita por Covid-19 nesta segunda-feira (27), totalizando, até o momento, dois óbitos em investigação. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, que traz também um dado positivo: o número de pacientes recuperados aumentou de 45 para 50.

Bauru possui 87 confirmações de Covid-19, entre elas estão sete óbitos. Estes números não aumentam desde domingo (26).

A última provável vítima da Covid-19 é um jovem de 27 anos, que morreu na madrugada desta segunda, após atendimento no Posto Avançado Covid-19 (PAC). O corpo dele foi levado para a estrutura de câmara fria, instalada no cemitério do Jardim Redentor. Foi a primeira vez que a estrutura foi utilizada. O sepultamento ocorreu às 9h no Cemitério Cristo Rei. O exame com a confirmação ou descarte da doença deve sair nos próximos dias.

Na última atualização, Bauru registrou ainda aumento no número de pacientes com a suspeita da doença: de 41 para 63.

Já o número de exames que deram negativos continua o mesmo de domingo: 429.

Do início da epidemia até agora, a cidade contabiliza 579 notificações do novo coronavírus.







56 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo