Buscar
  • JCNET

Cidade da região realiza testes em massa e casos positivos de coronavírus saltam de 14 para 49 em um


O número de casos confirmados de Covid-19 em Lençóis Paulista saltou de 14 para 49 nesta segunda-feira (11). De acordo com a prefeitura, o aumento, de 350%, ocorreu em razão da testagem em massa realizada por duas empresas da cidade em trabalhadores locais. A quantidade de casos negativos também teve um crescimento significativo, passando de 75 para 257.

Os testes em massa foram feitos pela Frigol e pela Bracell e também impactaram nos dados da doença em Pederneiras, cidade onde moram alguns dos trabalhadores que testaram positivo (leia mais nesta página). Os dados foram divulgados pelo prefeito Anderson Prado e, segundo ele, os resultados dos testes de moradores da cidade passam a integrar boletins expedidos diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O médico e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Lençóis, Norberto Pompermayer, ressaltou que o início da testagem em massa, anunciado na semana passada, vai permitir que a pandemia seja combatida de forma mais eficaz no município.

"Iniciamos a testagem em massa, em parceria com a iniciativa privada. Quero convidar outras empresas para adotar esse procedimento", declarou.

"Dentro das limitações que temos, esses números vão possibilitar um trabalho com mais efetividade pela Vigilância Epidemiológica. Ao sabermos que um caso deu positivo, já isolamos essa pessoa e as pessoas com quem ela teve contanto. Por outro lado, se a pessoa deu negativo, ela já pode voltar ao trabalho e isso também é importante".

O prefeito conta que a prioridade será testar cerca de 664 pessoas que apresentam síndrome gripal leve e que já estão em isolamento pela Vigilância Epidemiológica local. Deste total, 249 serão submetidas ao teste PCR (biologia molecular) e outras 132 ao teste rápido, por conta dos diferentes estágios dos sintomas. Os demais, segundo ele, ainda não se enquadram nos critérios estabelecidos para a testagem.

"A prefeitura, em um esforço conjunto dos setores de Saúde, vai realizar até o final da semana 381 testes para atender a demanda reprimida. Os resultados serão transformados em números para amostragem. Com isso, teremos um panorama fidedigno da contaminação, possibilitando o alinhamento do trabalho de enfrentamento à Covid-19 no município", afirma.

PEDERNEIRAS

Em Pederneiras, conforme divulgado ontem pelo JC, a Secretaria de Saúde anunciou a confirmação de nove novos casos de Covid-19 na cidade. Os resultados referem-se a grupo de trabalhadores locais que atuava em uma obra em Lençóis Paulista.

Nesta terça-feira (12), o município contabilizava 13 casos da doença, com uma morte confirmada e uma morte em investigação. "O momento é de atenção e de redobrarmos os nossos esforços quanto às regras de etiqueta social, utilização de máscaras e isolamento social", reforçou o secretário municipal da Saúde, Pedro Luiz Pereira.

PREVENÇÃO

Em nota, a Bracell informou que a testagem em massa, feita em parceria com a prefeitura, foi realizada em trabalhadores da obra de um hotel depois que um deles testou positivo para Covid-19, com objetivo de agir preventivamente para evitar a disseminação da doença.

"Dentre os testados, cerca de 70% apresentaram resultado negativo e 30% testaram positivo, sendo que todos os positivos estão assintomáticos, foram colocados em quarentena com monitoramento pela área da saúde e estão em isolamento desde o último dia 30 de abril", explica.

Segundo a empresa, o empreendimento não tem relação com a fábrica local ou com o Projeto Star. A Bracell ressalta que, entre seus funcionários, apenas um testou positivo, no último dia 9, apresentando quadro leve. Ele está em quarentena, assim como as pessoas que tiveram contato direto com ele, que serão testadas. "A Bracell reitera que tem seguido rigorosamente as determinações da Organização Mundial da Saúde para prevenção e controle da Covid-19 em suas operações, alinhada com todos os protocolos dos governos estadual e federal, tanto para fábrica quanto no Projeto Star", ressalta.

Também em nota, a Frigol declarou que pratica os mais rígidos processos de saúde, higiene, qualidade e segurança do trabalho e que, desde 16 de março, adota 73 medidas de segurança e prevenção contra a Covid em sintonia com prefeitura, Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica. A empresa não respondeu os questionamentos da reportagem sobre os testes realizados.

Responsabilidade coletiva

O prefeito de Lençóis Paulista anunciou que vai mobilizar autoridades para fiscalizar e punir quem descumprir as determinações de isolamento social. "Neste final de semana, principalmente no sábado, percebemos uma afronta a tudo o que a prefeitura está fazendo. Pessoas se organizando para alugar barracas, realizar festas. Temos que ter consciência que estamos em uma pandemia", diz. "Vamos responsabilizar criminalmente as pessoas que têm adotado essa postura. Não queremos retroceder em nenhuma conquista".
















40 visualizações0 comentário