Buscar
  • Da redação

Hemocentro de Marília precisa urgente de doadores de sangue. Estoques despencam e órgão já teme cola


O Hemocentro de HCFAMEMA precisa urgente da colaboração da população na doação de sangue. O estoque mantido na instituição é referência para 102 municípios com 2 milhões de habitantes. Sua falta pode prejudicar pacientes que necessitam de procedimentos e intervenções médicas ou com doenças crônicas graves, além de ser vital para tratar feridos em situações de emergência.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Como o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o HCFAMEMA reforçam periodicamente a importância da adoção de uma cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue pela população.

Nesta semana, entretanto, a baixa adesão de doadores (menos do que 50% do registrado em igual período do ano passado) pode provocar um colapso na assistência, pois cinco dos oito tipos sanguíneos estão abaixo do estoque ideal e os outros três no limite ou pouco acima do ideal. O chamado estoque ideal é uma previsão de necessidade mínima baseada na média histórica da demanda por sangue.

Onde e como doar

Basta comparecer ao Hemocentro de Marília, das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata, ou agendar data e horário pelo telefone 3402-1851.

Quem pode doar

Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos e com boas condições de saúde e peso maior do que 50 kg. Na hora da doação deve estar descansado e alimentado e estar com documento de identificação com foto. Existem alguns impeditivos temporários (como uma gripe ou gravidez, por exemplo) e permanentes (como Hepatite após os 11 anos de idade). O candidato passa por uma triagem de avaliação antes da doação. Em caso de dúvidas sobre as condições do doador ligue para 3402-1851. O doador precisa comparecer com máscara.

Confira as tabelas do registro da média diária de doadores, que aponta uma queda abrupta de doadores no mês de maio, e a situação do estoque acessando: https://bit.ly/2ZmFmAB









13 visualizações0 comentário