Buscar
  • Assessoria

Mestranda em Direito da Unimar tem artigo publicado em portal oficial do Vaticano


Uma acadêmica do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar) teve seu artigo científico publicado no site oficial do Vaticano, o Vatican News. O estudo aborda as possibilidades apresentadas para a transformação econômica do mundo proposta pelo Papa Francisco. A publicação se deu após a leitura do artigo pelo próprio Pontífice.

A mestranda e oficial de justiça na cidade de Cáceres, no estado de Mato Grosso, Mireni de Oliveira Costa Silva, intitulou a pesquisa como “Outra Economia Possível - Interfaces entre a economia de Francisco e a agenda 2030”, com visões sobre uma possível saída para os problemas da fome, miséria e degradação ao meio ambiente.

Segundo Mireni, a proposta chamou a atenção porque apresenta transformações que ela acredita serem necessárias e possíveis, além de se encaixar com a proposta do Mestrado. “Decidi escrever sobre o tema após ter conhecimento da proposta apresentada pelo Papa, na qual é feito um chamamento para que os jovens economistas promovam discussões sobre um novo modelo de economia para o planeta. Ele estava muito pautado aos fundamentos da sustentabilidade e solidariedade, usando expressões como ‘Economia que dá vida e não mata’ e ‘Economia que inclua e não exclua’”, explica.

Durante as pesquisas, Mireni precisou de informações de documentos e livros do Vaticano. Para isso, enviou um e-mail informando sobre a pesquisa e solicitando o apoio. Para sua surpresa, além do compartilhamento das informações, foi solicitado o envio do artigo para leitura do Papa Francisco.

Ainda segundo Mireni, foi um momento de extrema felicidade “Em abril, um assessor do Vaticano respondeu ao meu e-mail dizendo que meu artigo havia sido impresso e que seria entregue ao Papa para leitura. Só ali, estava maravilhada. Cerca de um mês depois, recebi outro e-mail dizendo que o artigo seria publicado no Vatican News, o que aconteceu no final do mês de julho. Fiquei extremamente lisonjeada e feliz com a notícia”, detalha.

Mireni destaca ainda outro grande momento acadêmico vivido. “Outra grande felicidade foi ser aprovada no programa de pós graduação da Unimar. Eu tinha amigos que haviam feito mestrado na Instituição e sempre me falaram sobre a qualidade, o que comprovei já na minha primeira semana de aula. O nível do programa de mestrado é de excelência e o corpo docente maravilhoso”, destaca.

A pesquisa da acadêmica teve início a partir de trabalho proposto na disciplina de Direito Constitucional e Econômico, ministrada pelo docente e Procurador da República, Dr. Jefferson Aparecido Dias.

Segundo ele, durante as aulas os acadêmicos são estimulados a inovar. “A minha disciplina tem a proposta de fazer os alunos pensarem fora da caixinha, pensando em alternativas, a partir de novas teorias. Foram apresentadas algumas teorias para a turma e a Mireni desenvolveu este artigo fazendo o paralelo da agenda 2030 e a economia de Francisco. Para tanto, ela teve que buscar informações junto ao vaticano e foi solicitado que ela enviasse este artigo para que o Papa pudesse ler e, diante da aprovação de sua Santidade, foi publicado. Ela recebeu com enorme alegria e nós também porque é o reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela Mireni e pela Universidade de Marília”, revela.

O Mestrado em Direito é realizado por meio de um convênio entre a Universidade de Marília, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso e a Associação Mato-Grossense dos Magistrados. “A Unimar tem a proposta de levar o programa de Pós-graduação para regiões que não oferecem Mestrado e Doutorado em Direito. Em razão disso, foi estabelecida esta parceria e oferecidas 20 vagas de Mestrado. É uma experiência muito interessante. No início os acadêmicos ficam receosos, mas vão conhecendo as disciplinas e desenvolvendo suas habilidades. Ao final, muitos deles descobrem a aptidão para a vida acadêmica, podendo ser um agente multiplicador de conhecimento em sua região”, finaliza.


Entrevista ao Vatican News


A Mestranda recebeu do pai, desde pequena, motivação para estudar. Ele, um pequeno agricultor que ficou viúvo aos 47 anos e precisou cuidar de seus 12 filhos sozinhos, sempre buscou mostrar aos filhos que a educação transforma.


Mireni conta que tinha apenas 1 ano quando sua mãe faleceu e seu pai não mediu esforços para que ela e os irmãos tivessem uma excelente educação porque para ele, apenas o estudo tem o poder da transformação. “Meu pai sempre trabalhou na lavoura, plantava para o sustento da família e sempre nos incentivou a estudar. Falar dele é motivo de orgulho pra mim, os últimos 16 anos de vida ele morou comigo e há quase dois anos faleceu, com 93 anos”, conta.


Sua história e dedicação chamou a atenção do Vaticano e ela, além de ter o artigo publicado na íntegra, teve uma matéria publicada em que pode falar mais sobre sua trajetória e pesquisa. Após a publicação do artigo, Mireni foi convidada a ministrar uma palestra no “Ciclo de Palestras e Debates” promovido pela Escola da Magistratura do Mato Grosso e pela equipe de jornalismo do site Vatican News a contar mais detalhes sobre sua vida e pesquisa.


“Eu fiquei feliz em falar com o Vatican News, contar mais sobre a minha identidade e com a causa da Economia de Francisco, porque penso que é extremamente necessário voltarmos os olhos para essa causa, pois é muita gente sofrendo por ação irresponsável de governos”, finaliza.






2 visualizações0 comentário