Um idoso de 92 anos, morador do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em Pirajuí morreu nesta quinta-feira (13), na Santa Casa da cidade, com diagnóstico positivo para a Covid-19. Testes divulgados ontem revelam surto da doença na instituição, com 19 casos positivos entre internos e outros seis entre funcionários.
Conforme divulgado ontem pelo JC, três idosos do asilo, que abriga 49 pessoas, testaram positivo para a Covid-19 pelo método RT-PCR. Segundo a coordenadora do local, Renata Helena Ferreira Lopes Vargas, eles apresentam quadro de saúde estável e foram colocados em isolamento por 14 dias.
Testes rápidos realizados nos internos e funcionários após a confirmação dos casos da doença revelaram que outros 15 idosos e seis colaboradores estão com o novo coronavírus. "Duas idosas estão sem apetite. Os demais estão bem e sem sintomas", informou a instituição através de nota oficial.
"Todos estão recebendo tratamento adequado, de acordo com avaliação do médico da instituição". Segundo a diretora de Saúde de Pirajuí, Denise Guimarães de Oliveira, além dos três primeiros casos, um idoso de 92 anos, que estava na Santa Casa e morreu ontem, também testou positivo por RT-PCR.
A diretora conta que, assim que os primeiros casos positivos foram detectados, equipes de saúde foram até o asilo para orientar funcionários sobre o isolamento e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "Fornecemos medicações também para os positivos", diz. De acordo com ela,o setor vai continuar acompanhando a situação no local.
Surto da doença matou 15 idosos em um asilo de Tupã.