Polícia no local da ocorrência
Um jovem de 23 anos. J.S.P.S, se suicidou por enforcamento por volta das 17h desta quinta-feira (3) em uma residência no Bairro Figueirinha, na Zona Norte de Marília. É o primeiro caso desta natureza em pleno "Setembro Amarelo", considerado o mês da prevenção ao suicídio. O rapaz, conforme declarações de familiares, fazia uso de antidepressivos.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e durante todo esse mês a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA o Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador (SASC) está intensificando as ações de orientação e atendimento.
A campanha informa que são registrados 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® vem crescendo e hoje ocorre no Brasil inteiro. No HCFAMEMA, o SASC produziu uma série de informações em vídeo e em anúncios para despertar a atenção dos funcionários que possam estar sofrendo de algum transtorno que possa levar ao suicídio. O SASC também está preparado para dar apoio e assistência à saúde psicológica do colaborador.
O SASC é composto por uma equipe transdisciplinar que oferece atendimentos individuais e coletivos e atua também em diversas ações de educação em saúde para nossa comunidade interna. O horário de funcionamento do setor é de segunda a sexta-feira das 7:00 às 16:00, na Rua Reinaldo Machado, 176. Mais informações pelo telefone 3402-1744, Ramal 1367.