Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Hospital de Garça esclarece polêmica e vai ressarcir gastos de gestante com atendimento particular


Após polêmica nas redes sociais, sobre o caso de uma gestante que recorreu a médico particular por transtornos no atendimento no Hospital São Lucas, em Garça, durante trabalho de parto, a diretoria da instituição divulgou Nota à imprensa, onde esclarece os fatos e afirma que vai restituir os gastos da paciente.

"As inverdades e “fake news” emitidas como desdobramentos de tal evento não correspondem ao ocorrido, que foi um fato único, isolado e sem complicações, e esclarecemos que não há “falta de médico” e que a escala de plantonistas obstetras de setembro/2020 está completa", cita a nota.


NOTA INFORMATIVA

A diretoria da AHBB | Rede Santa Casa (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), gestora do Hospital São Lucas e dos serviços de Média Complexidade do município de Garça/SP, vem através desta esclarecer, ao cabe a esta entidade, acerca dos fatos ocorridos na madrugada do dia 05 de setembro de 2020, envolvendo a gestante B.P.C. e os serviços da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e HSL (Hospital São Lucas), geridos pela AHBB. O que motivou os fatos foi a ausência do médico plantonista obstetra no plantão noturno do dia 04/09/2020 (das 19h às 07h do dia 05/09/2020), que por motivos particulares não pode comparecer. Como a diretoria não teve tempo hábil para a substituição e nem a disponibilidade de outro profissional para cobertura do plantão, oficiou a CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) para obter suporte e encaminhamento das gestantes que procurassem a unidade durante esse período para avaliação em outro serviço de referência, com a devida especialidade. A gestante de 39 semanas deu entrada em torno de 03h20 do dia 05/09/2020 na UPA, onde foi acolhida e realizada sua triagem pelos devidos protocolos, evidenciando a presença de trabalho de parto da mesma. Após ser informada sobre a questão do plantonista obstetra e a retaguarda de transferência via CROSS, optou junto de sua família pelo seguimento particular do seu parto, sendo recebida no HSL por volta das 03h50, onde foi novamente acolhida e avaliada por obstetra de sua escolha, e evoluiu para parto normal por volta das 06h50, sem nenhuma intercorrência notificada e recebeu alta conjunta com seu bebê na manhã do dia 06/09/2020. Ressaltamos que durante esse evento, em nenhum momento houve comprometimento da saúde da mãe ou da criança, que foram assistidas por todos os aparatos e ferramentas disponíveis em ambos serviços naquele momento e foi garantida a segurança de ambas. Diante do desconforto vivenciado pela gestante e seus familiares, esta unidade e sua diretoria se prontificam a ressarcir integralmente os custos hospitalares e médicos deste evento. Lamentamos imensamente o ocorrido e mais uma vez, nos desculpamos pelo transtorno ocorrido. Esclarecemos que após apurados os fatos, os setores da instituição que estavam diretamente envolvidos no evento, já foram devidamente advertidos e reorientados.

Aproveitamos para reforçar o compromisso que temos com a população desta cidade, deixando claro que as inverdades e “fake news” emitidas como desdobramentos de tal evento não correspondem ao ocorrido, que foi um fato único, isolado e sem complicações, e esclarecemos que não há “falta de médico” e que a escala de plantonistas obstetras de setembro/2020 está completa. Lembramos ainda que o pronto atendimento ginecológico e obstétrico presencial era um serviço inexistente no município e no HSL antes da gestão AHBB, e que hoje são realizados cerca de 140 atendimentos de gestantes por mês e em conjunto com a maternidade são realizadas, em média, 40 internações obstétricas e partos por mês.

Uma inegável conquista para o município e seus cidadãos. Reiteramos que o comprometimento da AHBB para com o município de Garça e seus cidadãos, visa sempre a otimização continua dos processos de trabalho, desenvolvendo constantemente ações para melhoria da saúde na cidade, e nos colocamos à disposição para qualquer novo esclarecimento do ocorrido.


Dr. Alisson Luís Amoroso de Lima – CRM 150.556 Diretor Administrativo do Hospital São Lucas de Garça/SP AHBB – Associação Hospitalar Beneficente do Brasil | Rede Santa Casa Filial Garça:

15 visualizações0 comentário