Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Unimar e ACIM realizam o evento “Mulheres que se desafiam”

A Universidade de Marília e o Comitê das Mulheres Empreendedoras e da Cultura da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) realizaram o evento “Mulheres que se desafiam”, com o objetivo de levar a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e a arrecadação de valores para a Associação de Combate ao Câncer de Marília (ACC).

De acordo com a Coordenadora da Comissão da Mulher Empreendedora e da Cultura, Valéria Tamião, o evento foi organizado para buscar a conscientização, principalmente em meio a pandemia. “Falar em prevenção ao câncer de mama tem que ser frequente porque nós mulheres precisamos estar sempre em alerta. Neste momento de pandemia, a busca pelos exames registrou diminuição e, por isso, optamos pelo evento com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce”, conta

O evento foi realizado nos estúdios do EAD da Unimar e transmitido através do canal oficial da ACIM. Segundo a Coordenadora acadêmica, Ana Lívia Cazane, foi uma honra fazer parte do projeto. “Nosso objetivo foi levar até as mulheres dicas de autocuidado e orientação de cuidados com a saúde. Recebemos várias convidadas como oncologistas, mulheres que passaram pelo câncer, que compartilharam suas experiências, e empreendedoras. Para nós, foi uma grande felicidade apoiar o evento, ceder nossos estúdios e ajudar na organização, principalmente porque é algo que beneficia as mulheres e a ACC. Foi um evento social incrível e nós todos estamos muito felizes em ter participado”, destaca.

O “Mulheres que se desafiam” contou com a participação da cantora Marlu Romeiro Sestari, da banda Fama Trio. Segundo ela, foi uma oportunidade única em poder contribuir com a saúde as mulheres marilienses. “Sinto um carinho tão grande em poder me envolver com este projeto. Eu, como mulher, também faço a prevenção de mama e sei da sua importância. Foi maravilhoso estar unida com estas mulheres passando experiências de vida, chamando a atenção para a conscientização com alegria e muito carinho para que elas possam se cuidar. Vamos aproveitar e viver a vida”, comemora.

Ainda segundo Valéria Tamião, o evento também buscou apoiar a ACC. “Outro importante objetivo da noite foi a arrecadação de valores para a Instituição que apoia pacientes que estão em tratamento de câncer. A Associação vem enfrentando dificuldade desde o início da pandemia e conseguimos mostrar a importância da entidade para a cidade, resultando assim em novos apoiadores. Quero agradecer a Unimar por nos dar este apoio, disponibilizar esta equipe maravilhosa, a Acim e aos demais envolvidos em fazer a diferença na nossa cidade ”, destaca.

O valor arrecadado durante a transmissão foi revertido em cestas básicas e a doação será para as mulheres que estão em tratamento de câncer e que passam por dificuldades financeiras. Para a presidente da ACC Marília, Maria Antônia Antonelli, foi fantástico a iniciativa do grupo. “Este apoio vem em um momento muito apropriado porque estamos lutando, todos os dias, para atender os pacientes com câncer. Nós vivemos de doações e perdemos muito durante a pandemia. Sem contar que o evento cumpriu a sua missão maior, a de conscientização porque prevenção é vida. Somos gratos pela iniciativa deste grupo maravilhoso”, ressalta.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, foi uma honra para a Instituição participar deste projeto. “Mais um dia de muita alegria para a Universidade de Marília em ser parceira de um evento tão importante que é voltado para mulheres, mas não apenas para elas, porque foi preparado para conscientizar sobre tão importante tema que é o câncer de mama”, destaca.

Ainda segundo a Pró-reitora, o evento foi um sucesso. “Quero parabenizar toda a equipe do Conselho da Mulher Empreendedora e a ACIM, que é muito atuante na cidade de Marília. A noite foi um sucesso e eu desejo, realmente, que possamos em breve comemorar a completa conscientização da nossa população”, finaliza.

13 visualizações0 comentário