Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Saúde municipal diz que leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 foram reduzidos devido à ba


MATÉRIA ATUALIZADA AS 10H


A secretaria municipal da Saúde informou na manhã desta terça-feira (16), que a redução de contingenciamento de leitos de enfermaria destinados a pacientes da COVID-19 em Marília, foi definida após reunião com gestores que comprovaram a baixa ocupação dos mesmos aqui na cidade.

Os leitos de enfermaria destinados a pacientes com sintomas leves da Covid-19 somavam 119, com baixa taxa de ocupação (aproximadamente 20 internações). Cerca de 80% dos leitos eram pagos pelo SUS e o restante por particulares e convênios.

Após a redução do contingenciamento dos leitos de enfermaria a secretaria ressaltou que "caso haja alguma mudança inesperada no perfil de pacientes com necessidade de internação nestes leitos ou mudança no cenário epidemiológico do município e da região, os prestadores se comprometeram a retomar o quantitativo de leitos iniciais". OCUPAÇÃO ATUAL

Boletim da Prefeitura nesta segunda-feira (16), informou que havia 35 pacientes internados em Marília, dos quais apenas 14 confirmados com a doença.


NOTA OFICIAL – REDUÇÃO DE LEITOS SUS COVID ENFERMARIA

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que nos dias 04 e 11 de novembro foram realizadas reuniões de regulação de leitos Covid na presença da gestão municipal (Secretaria Municipal de Saúde) e estadual (Departamento Regional de Saúde- DRS IX). Estiveram presentes também representantes do Pronto Atendimento (PA) da Região Sul, da Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte (UPA), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e dos três hospitais envolvidos no enfrentamento da pandemia (Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital Universitário da Unimar). Os envolvidos apresentaram os dados referentes à taxa de internação em leitos de UTI e de Enfermaria (Clínicos), no período de março a outubro deste ano. A análise conjunta permitiu verificar que os leitos clínicos exclusivos de Covid tiveram baixa taxa de ocupação neste intervalo de tempo, ou seja, em nenhum momento atingiu 50% de ocupação. Desta forma, por unanimidade, os Hospitais solicitaram aos seus gestores o descontingenciamento dos leitos clínicos de Covid. Desde ontem (segunda-feira, dia 16) estão sendo ofertados ao Sistema Único de Saúde (SUS) 50 leitos clínicos, sendo 20 pelo Hospital das Clínicas, 20 pelo Hospital Universitário da Unimar e 10 pela Santa Casa. O estudo apresentado demonstrou que a redução não impactará na oferta e na qualidade dos atendimentos hospitalares prestados à população. Mesmo assim, caso haja alguma mudança inesperada no perfil de pacientes com necessidade de internação nestes leitos ou mudança no cenário epidemiológico do município e da região, os prestadores se comprometeram a retomar o quantitativo de leitos iniciais.

Diretoria de Divulgação e Comunicação Prefeitura de Marília





6 visualizações0 comentário