Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

34ª SECAM da Unimar receberá o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite


Egresso da Unimar, o Ministro vai ministrar uma palestra aos acadêmicos e inaugurar a Usina Fotovoltaica da Unimar

A tradicional Semana de Ciências Agrárias de Marília (SECAM), realizada pelos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Universidade de Marília (Unimar), recebe o egresso e Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, que vai ministrar a palestra “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes” e inaugurar oficialmente a Usina Fotovoltaica do campus universitário.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, é mais um dia memorável para a Instituição. “Uma grande honra receber o Excelentíssimo Ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite, egresso de sucesso da Unimar. Gostaríamos de convidar a todos, alunos, professores e comunidade para sua palestra. Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho desenvolvido à frente do Ministério do Meio Ambiente, tornando-se uma referência para todos nós”, destaca.

O Ministro do Meio Ambiente é egresso do curso de Administração de Empresas da Unimar e possui MBA no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER). Em sua carreira, atuou como diretor operacional e coordenador de auditoria da MRPL Consultoria, foi diretor geral da empresa do ramo farmoquímico Neobrax, consultor administrativo do Suplicy Cafés Especiais, diretor da Lot Incorporações e proprietário administrador da Fazenda Alvorada, onde produzia café.

Antes de integrar o governo, em junho de 2021, foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário no país. Em 2019, tornou-se diretor do Departamento Florestal e, em 2020, passou a responder pela Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.

Em sua visita à Universidade de Marília, o Ministro irá participar, às 14h30, da inauguração da Usina Fotovoltaica do campus, um projeto que gera mais de 3,25 megawatts pico (Mwp) e deste total, 1,8 Mwp para a utilização na Universidade de Marília, 1,45 Mwp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (Kwp), disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, contribuindo com o meio ambiente e proporcionando a vivência da implantação, funcionamento e manutenção para os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação.

Ainda em sua visita, O Ministro Joaquim irá ministrar uma palestra aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica, além da comunidade, sobre “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes”, com início às 16h, no dia 27 de outubro.

O Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, destaca a importância de levar informação sobre o agronegócio. “É corriqueiro ouvir ou ler notícas de que o agronegócio vem sendo o principal responsável pelo desmatamento ilegal no Brasil. Na verdade não é bem assim, somos considerados o “celeiro do mundo” devido ao importante papel de exportar atualmente alimentos para quase um bilhão de pessoas em todos os continentes,

apenas utilizando 7% de seu território para a lavoura. Atualmente o país é o 3º maior produtor agrícola do planeta, mas a expectativa até 2024, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é que o Brasil se torne o maior exportador destes produtos, ultrapassando Estados Unidos e União Europeia. Na verdade, a Agricultura e a conservação do meio ambiente andam juntos. A boa produção de alimentos depende desses serviços que a natureza nos oferece, como um bom regime de chuvas, controle biológico, fertilidade do solo e controle de pragas. Tudo isso é que faz a produção agrícola acontecer. O bom agro não é predador, ele é parceiro da natureza. Com a palestra do Ministro do Meio Ambiente aqui na Unimar com certeza muitas dúvidas com relação a esse tema serão dirimidas”, destaca.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, a vinda do Ministro vem para coroar os 35 anos do curso de Medicina Veterinária. “A SECAM é um evento que já faz parte de todas as nossas festividades anuais e que congrega a sua principal função, que é o aprimoramento técnico e científico dos nossos alunos por meio dos cursos, das palestras e esse ano, com a visita do Ministro do Meio Ambiente, ainda mais neste momento do agronegócio em que a agronomia e a medicina veterinária se despontam. É importante lembrar que estas duas profissões tem uma atuação muito direta com a sustentabilidade ambiental, são duas profissões que convergem na questão ambiental, uma vez que em todos os locais que o médico veterinário for atuar, vai se deparar com a causa ambiental, então, acho bastante pertinente a vinda do Ministro, além de abrilhantar nosso evento, traz sua experiência no agronegócio para estes futuros profissionais”, destaca.

O Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, destaca a alegria da realização de mais uma edição. “Chegar à 34ª edição da SECAM representa uma bela parte da história da Unimar. Somos pioneiros na educação superior privada no Estado de São Paulo, além de termos sido a primeira instituição particular a oferecer o Curso de Graduação em Medicina Veterinária em São Paulo. Receber o Excelentíssimo Ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite, egresso da Universidade, na SECAM, é um marco e motivo de orgulho para a Família Unimar”, celebra.

Para participar da palestra do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, basta fazer o cadastro: https://lets.4.events/palestra-com-o-ministro-do-meio-ambiente-joaquim-alvaro-pereira-leite-C11575E85

34ª SECAM

A abertura da 34ª edição da SECAM foi realizada nesta segunda-feira, dia 24, com cerimônia pela manhã e palestra magna internacional dos professores, Phd Charles Long e Prof. Dra Luciana Bertolini, sobre “Uso da Engenharia Genética na Produção Animal e de Biofármacos”.

O evento acadêmico tem como objetivo explorar as inovações do mercado e abordar a atuação profissional em meio à pandemia, com cursos voltados para acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.


27 visualizações0 comentário