Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

9 DE SETEMBRO: Unimar destaca importância e parabeniza todos os médicos veterinários pelo seu dia


Dia 9 de setembro é momento de celebrar os Médicos Veterinários, profissionais que trabalham para, além do cuidado com a saúde animal, proteger a saúde humana e o meio ambiente.

Dia 9 de setembro é momento de celebrar os Médicos Veterinários, profissionais que trabalham para, além do cuidado com a saúde animal, proteger a saúde humana e o meio ambiente. A Universidade de Marília (Unimar) admira e destaca a importância desta profissão para o desenvolvimento das cidades. Por isso, há mais de três décadas, de forma pioneira, implementou o primeiro curso privado do estado de São Paulo, visando a formação de excelência e, há dois anos, seguindo o pioneirismo, oferece o primeiro Programa de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar e Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP),

prof. Dr. Fábio Manhoso

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, é muito importante comemorarmos esta data, uma vez que os profissionais são essenciais para o desenvolvimento das regiões. “Os médicos veterinários atuam em setores ligados diretamente com o desenvolvimento econômico do Brasil como, por exemplo, no agronegócio, na exportação de produtos de origem animal, na questão da saúde de zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais para o homem, ou, também, na questão de produção de alimentos, seja ele carne, leite, ovos, mel, pescado e derivados, uma vez que no processo há a presença obrigatória de um médico veterinário, por meio do serviço de inspeção veterinária”, explica.

Ainda segundo o coordenador, é importante destacar a participação do profissional em assuntos ligados à sustentabilidade e a questão ambiental, ressaltando sua atuação com os animais domésticos. “Estes profissionais também são fundamentais nos setores que correspondem ao tratamento de resíduos, tanto nas propriedades, quanto nas clínicas e hospitais ou nos próprios frigoríficos, por possuir uma visão diferenciada para a questão ambiental. Outra importante área de atuação, que segue em constante crescimento, é aquela mais familiar para a sociedade, que é a saúde dos animais nas inúmeras áreas, seja na clínica, nos centros cirúrgicos, na reprodução ou em tantas outras. Esta é uma área que possui um destaque, visto que a população, cada vez mais, tem os animais como membros da família”, complementa.

SE DESTACANDO NO MERCADO

Ao longo de 30 anos, o curso de Medicina Veterinária da Unimar formou mais de 2,8 mil profissionais, que vêm se destacando no mercado, na docência, na pesquisa e nos conselhos municipais, estaduais e federais, sempre contribuindo para o fortalecimento da profissão em nosso país. “Marília é privilegiada na questão da Medicina Veterinária. Há 34 anos, Marília ganhou o curso da Unimar que foi, sem dúvida, um divisor de águas para a formação acadêmica do estado. Os profissionais que aqui se formaram, estão espalhados pelo mundo contribuindo com o desenvolvimento. A cidade é um exemplo da grande atuação destes profissionais, com mais de 60 clínicas veterinárias e três Hospitais Veterinários, sem contar os consultórios, farmácias e órgãos públicos, como o Setor Municipal de Zoonoses, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Unidade de Fiscalização e Apoio do CRMV-SP”, conta.

MELHOR DO ESTADO

A qualidade do curso foi comprovada com o selo de melhor curso privado do Estado de São Paulo, em avaliação realizada pelo Guia da Faculdade 2020, promovido pelo jornal Estadão em parceria com a Plataforma Digital Quero Educação. A graduação se destaca nas principais avaliações educacionais do país, e conquistou alta nota no Exame Nacional de Desempenho dos

Estudantes (ENADE), mantendo o índice de segundo melhor curso privado do estado de São Paulo.

CONQUISTA MUITO GRANDE

Para a acadêmica do oitavo termo de Medicina Veterinária da Unimar, Maria Isabela de Souza, é uma alegria celebrar a data voltada para sua carreira dos sonhos. “Ser médica veterinária sempre foi um sonho e desejo seguir atuando no setor de grandes animais. Pra mim, é uma conquista muito grande chegar ao oitavo termo, estou no final da minha graduação, e meu desejo sempre foi atuar em uma multinacional, então traço todos os meus objetivos para este setor. A Unimar foi e está sendo fundamental para esta conquista, desde os professores e coordenação, que vem me auxiliando em todos os detalhes”, destaca.

PÓS-GRADUAÇÃO

Para dar seguimento a uma formação de qualidade, a Universidade de Marília buscou e conquistou o primeiro Programa de Mestrado Profissional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, que visa preparar o profissional com metodologias inovadoras que vão resultar na melhoria da saúde única.

A Pós-graduação oferece metodologia inovadora, em que busca desenvolver habilidades no tripé da saúde única, que é a inserção na saúde animal, saúde pública e saúde ambiental. Além de fomentar a promoção de pesquisas que tenham foco em sustentabilidade, saúde das pessoas e dos animais. “É mais um diferencial da Unimar e que trás inúmeros benefícios à sociedade”, destaca Fábio.


Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar e Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), prof. Dr. Fábio Manhoso ao lado do Presidente do CRMV-SP, Dr. Odemilson Donizete Mossero.

REPRESENTATIVIDADE ESTADUAL

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, o Prof. Dr. Fábio Manhoso, é o novo Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), entidade esta que tem como objetivo orientar, normatizar e fiscalizar o exercício profissional dos médicos veterinários e zootecnistas. Recém-eleito, Fábio irá atuar ao lado do Presidente, o médico veterinário Odemilson Donizete Mossero até o ano de 2024.

Manhoso destaca a importância dos trabalhos realizados pela entidade. “O Brasil conta, atualmente, com 158 mil médicos veterinários, destes 45 mil apenas no estado de São Paulo. É um número que impulsiona as ações, uma vez que somos um país com o maior número de faculdades de Medicina Veterinária no mundo com 469 cursos, sendo 106 em São Paulo. As entidades e associações vêm se organizando, em termos de representatividade, e neste momento, estamos com uma nova gestão no conselho sobre a presidência do Dr. Odemilson Donizete Mossero, toda a diretoria e eu, que tenho a alegria de estar ao seu lado exercendo nesta gestão, planejando este aumento da representatividade nos municípios”, conta.

Presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Marília e Região,

Tatiana Rosa Fernandes.

ORGANIZAÇÃO DA CLASSE PROFISSIONAL

A egressa do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unimar e Presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Marília e Região, Tatiana Rosa Fernandes, destaca o crescimento da profissão. “Sou médica veterinária há 10 anos e tenho percebido como a nossa profissão tem crescido, visto isso, a necessidade da organização da classe profissional, por isso das associações. Atualmente, assumo a presidência buscando mostrar para a sociedade a nossa representatividade, bem como, juntos aos órgãos públicos, trazer cursos de aprimoramento e capacitação profissional, visando melhorar a nossa profissão”, conta.

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMVSP), Dr. Odemilson Donizete Mossero

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO

Para o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMVSP), Dr. Odemilson Donizete Mossero, ao longo dos anos, os profissionais têm mostrado a importância de sua atuação. “O Dia do Médico Veterinário tornou-se oficial no ano de 1933 quando o então Presidente Getúlio Vargas regulamentou a profissão no Brasil. Em 1917 houve a graduação da primeira turma e, a partir de então, por meio do conhecimento científico, tantas contribuições altamente significativas foram e são realizadas em nosso país e para a sociedade, contribuindo diretamente com o bem estar único e a economia. Neste período de 104 anos, crescemos e somos reconhecidos pelos valores profissionais que temos. Nesta data, saudamos a todos os médicos veterinários de Marília e região, lembrando sempre que somos parte indispensável para a construção de uma sociedade mais justa, pautada na ética e no serviço prestado em prol a garantia da saúde única”, finaliza

21 visualizações0 comentário