top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

95 ANOS: No aniversário de Marília, vereador Marcos Rezende defende Legislativo de resultados, que ajude a cidade a crescer


O vereador e ex-presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), em seu quarto mandato na Câmara de Marília, cumprimenta a população mariliense pelos 95 anos de história da cidade. Ele aproveita a importante data para os marilienses para exaltar a importância do legislativo de resultados, feito com seriedade e em busca de benefícios práticos para o cidadão.

“Em ano eleitoral é importante esclarecer o papel do vereador, que é fiscalizar e legislar, e não ficar só em palanque para autopromoção ou em defesa de interesses partidários ou ideológicos contrários ao governo eleito”.

Em 2023, o vereador Marcos Rezende foi o parlamentar do Legislativo com o maior número de proposituras, com um total de 777 apresentadas no ano, ficando em primeiro lugar em produtividade. Foram 240 indicações, 529 requerimentos e oito Projetos de Lei (PLs).

Marcos Rezende complementa sua atuação exemplar na cidade com o seu importante alinhamento político estadual, que tem ajudado a cidade com a conquista de mais recursos financeiros. Ele tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), intermediado pelo secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), e do diretor regional de Convênios e ex-deputado federal, Walter Ihoshi (PSD).

Em quatro mandatos como vereador, Rezende entrou para a história de Marília como um dos melhores presidentes da Câmara. "O ano de 2021, por exemplo, foi histórico com a aprovação do Plano de Carreiras dos servidores da Câmara e da Prefeitura. No momento mais crítico da pandemia, a Câmara antecipou a devolução de R$ 1 milhão do duodécimo para a aquisição de cestas básicas. No final de 2021, ainda completamos a devolução, com mais R$ 2,3 milhões, que possibilitou a compra, por parte do Executivo, de uma trituradora para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública. Em 2022, entreguei a Presidência com uma série de melhorias na Casa de Leis", lembrou.

Em sua luta por melhores direitos e regras para os marilienses, Marcos Rezende criou o Código Zoossanitário, em 2019, um marco importante na gestão da saúde pública municipal que instituiu o conceito de Saúde Única, ao preservar a saúde animal, a humana e a ambiental no município.

É de autoria de Marcos Rezende um requerimento que busca a criação de um convênio com Governo do Estado para implantar uma unidade do Programa “Meu Pet” com o intuito de oferecer atendimento gratuito aos animais de estimação, ainda em tramitação.

Outro benefício gerado pela prática de um legislativo de resultados foi a criação do Centro de Referência da Mulher. O programa que atende mulheres em situação de vulnerabilidade vinculado à Secretaria de Direitos Humanos é um projeto idealizado pelo vereador, que foi aprovado pela Câmara e adotado pela Prefeitura de Marília.

Outro exemplo de atuação séria do vereador e ex-presidente da Câmara foi em fevereiro desse ano, com a aprovação do Projeto de Lei Nº 160/2023 de institui uma política inédita de compostagem do lixo em Marília. O programa incentiva à prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais.

Marcos Rezende relembra ainda a importância de se direcionar recursos financeiros para entidades de saúde, hospitais e entidades assistenciais de relevância, por meio das chamadas emendas impositivas dos vereadores.

"Nossa luta é para ajudar financeiramente a Santa Casa de Marília, Hospital Beneficente Unimar (HBU), Hospital Espírita de Marília (HEM) e Hospital das Clínicas (HC), entre outros. Tenho um carinho enorme pela equipe médica e de enfermagem da Santa Casa, que me ajudou na recuperação da covid. Procuro sempre visitar as entidades, como Associação de Combate ao Câncer (ACC), Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias (Gacch), Espaço Potencial e Associação A Esperança da Criança, porque entendo que o trabalho de cada uma faz a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis socialmente", destacou.

Outra atuação parlamentar diferenciada de Rezende é a fiscalização da cidade. “Por meio de requerimentos procuro atender imediatamente as principais necessidades dos bairros e propor soluções para problemas sociais e de atendimento à população. Foi um requerimento de minha autoria que fez suspender o contrato com a empresa Rizzo, que opera os estacionamentos rotativos na cidade, por exemplo. Estou sempre atento às necessidades da população, porque amo a cidade onde moro e quero que Marília avance cada vez mais em todos os setores", complementou.

Marcos Rezende, 65 anos, é casado com Gertrudes Martins Rezende, com quem teve dois filhos, Carlos Henrique e Marcos Júnior.

490 visualizações0 comentário
bottom of page