top of page

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO: Emdurb realiza hoje a abertura do "Maio Amarelo"

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Marília, através da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) realiza nesta terça-feira (6) a abertura oficial da campanha “Maio Amarelo 2025 – "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana".

O evento ocorrerá às 9h, na Praça da Emdurb (Avenida das Esmeraldas, 5). Na oportunidade, serão apresentados o cronograma de atividades e ações de conscientização que serão realizadas ao longo do mês de maio e até o dia 17 de junho (veja abaixo).

Para o presidente da Emdurb, Paulo Alves, o objetivo do Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

“A intenção da campanha é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, guardando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, lembrou.




MAIO AMARELO

A Campanha “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação. A escolha do mês de maio foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.

Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". A mensagem central ressalta que "A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos."

Alinhamento com Diretrizes Nacionais e Internacionais

O Maio Amarelo 2025 está em sintonia com importantes marcos legais e diretrizes de segurança no trânsito, como a Lei nº 13.614/2018, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS). O PNATRANS, revisado para o período de 2021 a 2030 em conformidade com a Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito da ONU, estabelece a meta do Brasil de reduzir em 50% as mortes no trânsito.

A iniciativa também se alinha ao Projeto Nacional de Segurança Viária da PRF, instituído pela Portaria DG/PRF nº 373/2022, que visa implementar um modelo de gestão da segurança viária em consonância com as diretrizes da ONU e do PNATRANS.

 
 
 

Comentarios


bottom of page