top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

A CHAPA TÁ QUENTE: Emdurb demite agente de trânsito e suspende outro, após sindicâncias


MATÉRIA CORRIGIDA E ATUALIZADA AS 10H30


Um agente de trânsito foi demitido pela Emdurb por indisciplinas, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Município na quarta-feira (27) e neste sábado (30). Os motivos são faltas consideradas graves apontadas por comissão interna da autarquia que apurou as denúncias. Em outra sindicância, uma agente recebeu pena de suspensão por 30 dias.

Na quarta-feira (28), a Emdurb publicou portaria no Diário Oficial do Município com a demissão de um agente de trânsito acusado de divulgar anúncio falso em grupo de rede social ainda no início da pandemia, em março de 2020, sobre venda de álcool em gel, com o telefone celular de seu chefe (coordenador). Na época, havia grande procura pelo produto e a "brincadeira" causou incômodo ao supervisor.

O chefe contou à Comissão Processante que nunca teve nenhuma relação com a venda do produto e, com a divulgação do seu número junto ao anúncio, começou a receber ligações de pessoas em busca do álcool em gel, além de pedidos por luvas e máscaras. Segundo a portaria, o agente trabalhava no atendimento ao público do Departamento de Educação no Trânsito e possuía maus antecedentes, como faltas injustificadas. Ele também já teria se recusado a assinar advertências. A comissão responsável pelo processo administrativo disciplinar decidiu pela exoneração do funcionário, o que foi ratificado pelo presidente da Autarquia, dr. Valdeci Fogaça de Oliveira.

Portaria publicada neste sábado (30), pela Emdurb, ratifica a demissão do agente de trânsito. Desta vez, sob acusação de ofensas verbais à uma funcionária da autarquia, chamada de "burra" durante discussão sobre banco de horas. O agente, conforme relatos, adentrou a sede da empresa por uma porta lateral, sem ter sido anunciado, como determinam as regras.

Testemunhas relataram à Comissão que apurou no caso terem visto a funcionária nervosa e chorando durante a discussão na sede da empresa. Abalada, passou por atendimento clínico, após o episódio.

SUSPENSÃO

Outra agente de trânsito recebeu pena de suspensão de 30 dias por ter postado no Facebook comentários ofensivos a diretores e ao presidente da autarquia, após reunião de agentes com o Sindicato dos Servidores Municipais. Havia, na época, denúncias de agentes de trânsito ao Sindicato sobre assédio, perseguição ou abuso de autoridade. A postagem mencionou ainda que "os agentes sofreriam retaliação e que seus benefícios estariam sendo cortados".

A Comissão que apurou o caso opinou pela demissão da agente de trânsito alvo da sindicância, mas o presidente da Emdurb decidiu por uma pena mais branda, a suspensão.

CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTES DE TRÂNSITO

A Prefeitura lançou concurso para o cargo de agente de trânsito, na Emdurb, que oferecerá dez vagas, com salário de R$ 2.243,76 e mais benefícios, com carga horária de 40 horas semanais em sistema de plantão. O edital completo do concurso será publicado no Diário Oficial do Município de Marília desta sexta-feira, dia 29 de julho. As inscrições serão realizadas no período das 10h do dia 4 de agosto até as 23h59min do dia 9 de setembro, exclusiva pelo site da Fundação Vunesp: www.vunesp.com.br - a taxa de inscrição será de R$ 56,50, que poderá ser paga na rede bancária até o dia 12 de setembro de 2022. Para se inscrever, o candidato deverá ter Ensino Médio Completo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) A/D.

O concurso acontecerá em quatro fases: a primeira fase será a Prova Objetiva, composta de 40 questões de múltipla escolha (10 de Língua Portuguesa, 5 de Matemática, 5 de Raciocínio Lógico e 20 de Conhecimentos Específicos), que está prevista para o dia 2 de novembro de 2022; a segunda fase será Aptidão Física (teste físico); a terceira será Prova Prática; e na quarta fase acontecerá a Avaliação Psicológica.

O presidente da Emdurb, dr. Valdeci Fogaça, informou que, em princípio, serão disponibilizadas dez vagas no edital. “Nesse primeiro momento serão dez vagas, mas a nossa expectativa é que possamos convocar mais aprovados e assim conseguirmos disciplinar cada vez mais o nosso trânsito, que já é um dos mais seguros do estado graças ao investimento da gestão do prefeito Daniel. Peço que os interessados façam a inscrição para o concurso e, assim, fiquem aptos a realizarem as provas.”















187 visualizações0 comentário
bottom of page