Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

A Itália será o tema da 2ª edição do Concurso Cultural de Fotografia, da Unimar


O concurso cultural “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil” tem como objetivo homenagear a comunidade italiana pelos 148 anos da imigração no país. O evento também marca o lançamento do II Prêmio Unimar de cultura internacional.


A 2ª edição do Concurso Cultural realizado pelo Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX), Departamento de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) tem como tema: “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil”. O objetivo do concurso é resgatar a história, mostrar a importância da internacionalização e homenagear a comunidade pelos 148 anos da imigração, a partir de fotografias que retratam as diversas contribuições italianas para a formação do país. O concurso é aberto a toda comunidade.

De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, a Profa. Dra. Walkiria Ferrer, a iniciativa é uma forma de valorizar a história do país. “O concurso visa preservar a história dos diversos povos que contribuíram para a construção do país, dando continuidade no trabalho que vem sendo realizado pela Unimar de valorização cultural. Ações como estas são de grande importância para fomentar a internacionalização acadêmica, que exige dos participantes uma visão sobre as diversas culturas existentes no mundo”, ressalta.

Com o tema “As contribuições históricas e contemporâneas da Itália”, as fotografias deverão retratar, de forma criativa e original, as influências italianas históricas ou contemporâneas na arquitetura, gastronomia, economia e educação da cidade.

Segundo o assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana, o concurso colabora para o fortalecimento das relações entre os países “Com o concurso, fortalecemos o mútuo respeito entre os povos e, consequentemente, a reafirmação da italianidade existente em grande parte dos brasileiros”, destaca.

“Nostra Itália: A Itália presente no Brasil” conta com o apoio da Marília Internacional, Projeto RI Works, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Relações Internacionais e Diretoria de Ensino da Região de Marília, além da Câmara Municipal de Marília e Prefeitura de Marília, por meio das secretarias de Educação e Cultura. Os patrocínios são do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP).

O concurso cultural está aberto para toda a comunidade, podendo participar alunos de ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio pelo site CLIQUE AQUI

25 visualizações0 comentário