Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Acadêmicos de Direito da Unimar participam de aula com o juiz titular da Vara Especial Cível


O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) recebeu o Juiz Titular da Vara Especial Cível, Dr. Gilberto Ferreira da Rocha. O profissional, que é graduado e titulado mestre pela Instituição, participou de um encontro com os acadêmicos para contar suas experiências profissionais e como conquistou uma das vagas mais desejadas dentro da área jurídica.

De acordo com a coordenadora do curso, a Prof. Dra. Francis Marília Pádua, conhecer a trajetória destes profissionais estimula os jovens na construção das suas carreiras. “É importante receber estes profissionais de destaque, como no caso do Dr. Gilberto, para que os alunos tenham mais uma aula sobre o aspecto prático processual, o que enriquece ainda mais os ensinamentos ofertados na graduação, assim, consolidando o aprendizado”, ressalta.

A palestra do Juiz, Dr. Gilberto Ferreira da Rocha, faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo docente do curso de Direito, Prof. Dr. Galdino Luiz Ramos Júnior, com o objetivo de apresentar as áreas de atuação jurídica, além de sanar dúvidas e dar orientações sobre a carreira.

Segundo o docente, os encontros acontecem ao longo do semestre e estão mostrando aos acadêmicos o leque de oportunidades que a carreira jurídica proporciona. “Esta é mais uma palestra de um processo que estamos fazendo com os alunos do curso de Direito, dando ênfase aos que estão no último ano, em que trabalhamos a abordagem de temáticas atuais e que serão importantes para eles na concepção da vida profissional. Nada melhor que trazer um egresso de sucesso, o Juiz de Direito da comarca de Marília, titular do juizado especial cível, Dr. Gilberto, para este bate papo e trocar experiências”, explica.

O Juizado Especial Cível tem como intuito resolver causas de menor complexidade com maior rapidez, buscando, sempre que possível, o acordo entre as partes. Uma das Unidades Judiciárias ligadas à vara é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o de Marília está localizado no campus da Universidade de Marília.

Para o Dr. Gilberto, poder compartilhar suas experiências e ajudar os futuros profissionais é sempre muito especial. “É sempre uma honra retornar a Unimar. Busquei apresentar aos alunos um pouco sobre o Juizado Especial Cível, os princípios gerais e fundamentos que constam na constituição. Falei também sobre a minha construção de carreira, porque sou egresso da Unimar, tenho magistratura há 24 anos e atuo como juiz em Marília há 13 anos, minha competência é juizado especial cível, que é uma vara especializada, então eu busquei passar para eles algumas noções básicas que irão auxiliá-los para quando forem exercer a advocacia”, conta.

A acadêmica do curso, Isis Moreira, ressalta os benefícios que o contato com estes profissionais proporciona. “Dr. Gilberto é egresso da Unimar e ocupa um cargo que 99% dos alunos pretendem ocupar um dia. Quando temos a oportunidade de ouvir as experiências e saber de que forma ele chegou lá, nos motiva. Claro, sabemos que não é fácil, mas ao ter este contato direto com uma pessoa que alcançou este objetivo é ótimo, sem contar que é uma motivação a mais, porque a gente confia na Instituição de Ensino que estamos estudando e saber que um egresso conquistou um cargo tão cobiçado, é maravilhoso”, destaca.

21 visualizações0 comentário