top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Acadêmicos de Medicina da Unimar apresentam pesquisas na 1ª Jornada Científica


Disciplina de pensamento científico prepara estudantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e publicação de artigos científicos

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), encerraram o semestre com apresentações na Jornada Científica, um evento que teve como objetivo a divulgação dos resultados de pesquisas realizadas ao longo dos semestres. A atividade faz parte da disciplina de pensamento científico, que visa o amadurecimento do conhecimento e a compreensão sobre a pesquisa na área médica.

A docente do curso de Medicina, Prof. Dra. Heloisa Helou Doca, explica o objetivo da Jornada Científica. “A disciplina de pensamento científico leva ao acadêmico o conhecimento sobre a pesquisa e a importância para a medicina. Claro que eles sabem que o trabalho científico na área deles é essencial, mas a gente vai trabalhando o como fazer. Com muita maturidade, eles finalizaram os trabalhos de forma brilhante e a Jornada foi criada para que eles pudessem expor os resultados desses trabalhos. Estamos muito realizados, porque os acadêmicos fizeram com muito empenho e dedicação, nos enchendo de orgulho”, explica.

Segundo a docente do curso de Medicina da Unimar, Prof. Dra. Paula Cola, a primeira edição da Jornada Científica foi um sucesso. “Fechar o semestre com a Jornada foi sensacional, porque os alunos puderam compreender, desde o início da vida acadêmica, a importância do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Ainda mais porque o conteúdo foi compartilhado com a turma, assim, todos compreenderam os temas estudados. Isso é um incentivo muito importante. Somado a isso, os alunos têm a possibilidade também de divulgar esses trabalhos em eventos científicos”, destaca.

O docente do curso de Medicina, Eduardo Federighi Baisi Chagas, explica sobre as publicações dos artigos desenvolvidos pelos acadêmicos. “Além de decidirmos encerrar com a Jornada, em que os acadêmicos precisam apresentar os trabalhos, pedimos a produção de artigos e, agora, nós do curso de Medicina junto com a Pós-graduação na área da saúde, vamos estruturar uma revista científica para que possamos publicar esses trabalhos. Mais uma oportunidade única para esses futuros médicos”, conta.

A Jornada Científica da Medicina destacou, ainda mais, a importância da pesquisa científica na formação profissional. Ao finalizar o ciclo na disciplina de pensamento científico, os estudantes demonstraram orgulho em construir trabalhos.

Para o acadêmico do curso de Medicina, Gabriel Magno, foi uma grande oportunidade de aprendizagem participar da Jornada. “Depois que você vê um artigo pronto, pensa que é muito mais fácil do que parece até chegar naquele resultado, mas trabalhando percebemos como é complexo, porque precisamos ir atrás de dados novos, ou seja, nós elaboramos nossas próprias pesquisas, com nossos próprios termos. Então foi uma jornada de muito aprendizado”, celebra.

O acadêmico Igor Giannini falou que a Jornada foi uma oportunidade de também contribuir com as questões da sociedade. “Esse projeto tem pontos muito importantes, tanto pela publicação dos artigos, mas também porque a pesquisa científica tem o papel de solucionar algum problema na sociedade. Então, a gente juntou grupos na sala de aula e trabalhou sobre temas, o que incrementou na nossa carreira, impulsionando ainda mais esse desenvolvimento científico”, ressalta.

A acadêmica Fernanda Pompeu também destacou os benefícios que o projeto trouxe. “Foi muito importante, não somente para nossa vivência acadêmica, mas para nossa vida profissional no futuro ao ter conhecimento sobre como fazer as pesquisas científicas, porque conta em pontuação nas provas de residência médica, então para nós é extremamente gratificante encerrar esse ciclo dentro da matéria de pensamento científico e construir vínculos junto à ciência”, diz.

22 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page