Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar) realizam campanhas de vacinação nas empresas mariliense. A iniciativa é destaque entre os projetos de curricularização da extensão, que geram, ao mesmo tempo, a prestação de serviços em saúde e o aprendizado prático para a graduação. Recentemente os alunos estiveram na Paschoalotto Serviços Financeiros.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unimar, Profa. Dra. Tereza Laís Menegucci Zutin, essas atividades externas junto a empresas e indústrias contribuem no desenvolvimento técnico e humano dos acadêmicos. “Um curso de graduação não se faz sozinho”, diz ela, que enaltece a importância da parceria com a Paschoalotto, localizada em um prédio anexo ao campus.
A metodologia ativa integra o curso de Enfermagem da Unimar desde o princípio, com o desenvolvimento de práticas para os projetos de curricularização da extensão, em que os acadêmicos recebem novas atribuições gradativamente conforme o nível de aprendizagem em que estão.
No primeiro semestre, os acadêmicos de Enfermagem contribuíram com a cobertura vacinal de Influenza. Somente na Paschoalotto foram 700 doses aplicadas e, na última semana de setembro, mais um dia de imunização foi organizado para oferecer a oportunidade aos que perderam a campanha e aos novos funcionários da empresa, que ainda não tinham sido vacinados neste ano.
De acordo com a docente das disciplinas de Práticas II e III, Profa Me. Lívia Faria Orso, que acompanhou e supervisionou a ação de vacinação, o enfermeiro acompanha toda a vida do ser humano. “É imprescindível que os acadêmicos tenham atividades que desenvolvam a empatia e o vínculo. Essas atividades trazem segurança e autonomia profissional aos alunos”, explica.
A docente de Saúde do Adulto, Semiologia e Práticas II, Profa. Me. Kelly Donadai, também supervisionou e orientou os acadêmicos de Enfermagem durante a vacinação. Ela destaca que a prática é fundamental à formação acadêmica, em especial na Saúde. “Só se aprende, fazendo. Toda a segurança e preparo para o contato com a população é desenvolvida previamente, desde o início da graduação, com teoria e prática, utilizando nossos espaços de simulação, análise de casos e troca de papeis entre os próprios estudantes, para que exercitem todos os processos de enfermagem”, conta.
A docente completa afirmando que quando os acadêmicos vão a campo, eles já possuem grande conhecimento prático, porque é uma realidade durante todo o curso, assim, estando prontos para iniciarem seu contato com o ser humano.
A técnica de Enfermagem do Trabalho da Paschoalotto, Marina Mariano Batista, concorda que a parceria contribui com a graduação de Enfermagem, mas sinaliza que é um ganho muito importante para a empresa e os colaboradores. “Nossa adesão às vacinas aumentou muito porque os funcionários não precisam se deslocar até a rede básica e a maioria tem dificuldade de horário para estar nas unidades de saúde durante o dia. Além disso, a ação em grupo motiva as pessoas. Nossa equipe fica menos doente, falta menos e há menos contágio nos ambientes de trabalho”.
A parceria da Paschoalotto com a Enfermagem já resultou em outras ações preventivas de saúde, incluindo palestras educativas. “Através dessas parcerias com empresas e indústrias, realizamos, por exemplo, ações estratégicas de verificação da glicemia, aferição da pressão arterial, coleta de Papanicolau e exame clínico de mama”, cita a docente Lívia Orso.
A coordenadora da Enfermagem da Unimar, destaca a ligação entre a academia e a sociedade como fundamental para uma integração saudável e construtiva. Dessa forma, a população recebe incontáveis serviços e os universitários realizam visitas técnicas, projetos de extensão curricularizada, estágios e participações pontuais em atividades a convite de parceiros.
O aluno do 6º Termo de Enfermagem, Thainan Afonso Fernandes conta que se realiza na Enfermagem e que a Unimar foi sua melhor escolha. “Fiz o curso técnico de Enfermagem antes de entrar na faculdade e a Unimar me oferece tudo que eu preciso para me graduar. Inclusive, atualmente trabalho no próprio Hospital Beneficente Unimar. Ser enfermeiro é meu propósito, a forma como escolhi servir ao próximo, me capacitando para oferecer um cuidado integral aos pacientes”.
Comentários