Será sepultado as 17h30 desta segunda-feira (17), no Cemitério da Saudade, em Marília, o corpo do adolescente Marcos Vinicius da Silva Calixto, de 15 anos.
Ele morreu afogado na tarde deste domingo (16), em uma represa na antiga fazenda Barion, na zona norte de Marília (próxima ao Posto Gigantão).
Ele desapareceu nas águas durante a tarde, quando nadava com amigos. Boletim de ocorrência apontou que o garoto possivelmente teve um mau-súbito devido uma congestão estomacal, conforme relatos levantados no local.
O QUE É CONGESTÃO ESTOMACAL?
Ou congestão alimentar, ocorre quando o organismo enfrenta uma competição pelo fluxo sanguíneo: após uma refeição, o sangue é direcionado ao sistema digestivo para processar os alimentos. Se nesse período o indivíduo praticar exercícios físicos, o corpo precisa redirecionar parte do sangue para a musculatura. Isso acaba causando desconfortos como enjoo, tontura, dores no estômago e até desmaios.
Esse desequilíbrio acontece porque tanto o sistema digestivo quanto os músculos necessitam de uma quantidade considerável de sangue para funcionarem corretamente.
Durante a digestão, o fluxo sanguíneo aumenta para ajudar na quebra e absorção dos alimentos. Porém, ao realizar atividades físicas intensas, como nadar ou correr, o sangue é desviado para os músculos que estão em movimento, resultando em uma “disputa” que pode levar aos sintomas de congestão.
Embora os desconfortos geralmente não sejam fatais, em algumas situações mais graves, como em casos de desmaio dentro da água, podem ocorrer acidentes. Por isso, especialistas recomendam aguardar um tempo adequado após as refeições antes de praticar atividades físicas, principalmente em ambientes aquáticos.
Comments