top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

AGOSTO DOURADO: Banco de Leite intensifica campanha de incentivo ao aleitamento materno


O Banco de Leite Humano de Marília preparou uma programação especial para o Agosto Dourado, mês dedicado às ações de incentivo ao aleitamento materno. O evento começou no último sábado (6) e segue até 31 de agosto.

O evento tem como objetivo promover a campanha para arrecadação de potes para armazenamento de leite humano. As ações acontecem até o último sábado do mês. Inaugurado em 1984, o Banco de Leite Humano de Marília conta com a doação de leite para suprir as necessidades das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais do município. Atualmente, são 25 crianças internadas. Por conter anticorpos necessários, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico na primeira fase da vida. No Banco de Leite Humano, há em torno de 30 litros em estoque, sendo que o ideal seria de 70 a 80 litros e cerca de mil frascos para armazenagem. Por semana, a necessidade é de cerca de 45 litros de leite. Neste sábado (13), a equipe estará presente na Rua Nove de Julho, próximo ao Camelódromo, para panfletagem sobre as vantagens do leite materno e direito das mães. Já no dia 20, a ação ocorre no Marília Shopping, que fica na Rua dos Tucunarés, 500. No dia 27 de agosto, haverá um "mamaço" na praça da Emdurb, com várias mães amamentando ao mesmo tempo, roda de conversa, atrações musicais e sorteios. Toda mulher que tiver leite excedente pode ser uma doadora. A equipe vai até a casa da doadora para orientá-la sobre os cuidados com a coleta e entrega kits com frascos esterilizados. A doação é feita uma vez por semana. Em Marília, as visitas são dividas por regiões:

Norte: toda segunda;

Sul: terças-feiras;

Oeste: quartas-feiras;

Leste: toda quinta-feira;

Às sextas vão aos distritos.


POTES DE VIDRO Banco de Leite também precisa da doação de potes de vidro com tampas plásticas para o armazenamento do leite. Por isso, até o dia 31 deste mês uma campanha é realizada também no Marília Shopping, onde as doações podem ser entregues das 10h às 22h na portaria. Podem ser doados frascos de vidro com tampa de plástico, como potes de café solúvel, que devem ter o volume de 200 ml a 500 ml. Potes de vidro com fechamento a vácuo não poderão ser doados, pois a tampa de metal pode contaminar o leite, com exceção de vidros de palmito, em que as tampas podem ser substituídas pelas de plástico. As doações também podem ser feitas diretamente no Banco de Leite Humano que fica na Rua 15 de novembro, 51, no bairro Alto Cafezal. Mais informações pelo telefone (14) 3413-8696.



55 visualizações0 comentário
bottom of page