top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Agricultores protegem plantações sob alerta de geadas


A chegada do frio intenso às vésperas do inverno (dia 21), com temperaturas de até 2°, preocupa os agricultores rurais da região pelo risco de geada. Muitos já estudam medidas para proteger a plantação, como lonas para cobrir a plantação de verduras e hortaliças e evitar os prejuízos que foram registrados no ano passado.

No final da madrugada desta quarta-feira (18), termômetros marcaram 4,9 graus em Marília e cidades da região.

Onda de frio em 2021 Na geada registrada em julho do ano passado, os produtores tiveram bastante prejuízo, por isso a preocupação com o plantio. Alguns deles perderam 80% da produção por causa da geada que atingiu o país no dia 19 de julho. Poucos dias depois, no dia 30 de julho, houve outra geada aqui na região.

INVERNO CHEGANDO

O frio intenso é resultado do deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante", principalmente nos estados doi Sul. .Geada em vários estados Há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio (quinta a domingo). A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada. A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. O meteorologista César Soares não descarta até mesmo a ocorrência de geada na capital paulista. .

59 visualizações0 comentário
bottom of page