top of page
Buscar
  • Por Adilson de Lucca

Aliança de Marília com Jerusalém traz oportunidades de desenvolvimento e avanços tecnológicos


Vereadora Vânia Ramos, o prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, o presidente da Câmara de Marília, vereador Eduardo Nascimento e o empresário e CEO do Grupo Hadassa,

Jean Patrick Garcia

O Grupo Hadassa (que administra 21 segmentos empresariais, com sede em Marília), protagonizou um momento histórico para nossa cidade nesta terça-feira (28), com a oficialização do Certificado "Marília, Cidade Amiga de Jerusalém" (capital de Israel).

A comitiva que viajou ao Oriente Médio com esta missão, liderada pelo empresário e CEO do Grupo, Jean Patrick Garcia, o Garcia do Povo, se reuniu em agenda especial com o diretor de Turismo de Jerusalém, Ohad Roth, a autoridade em Desenvolvimento da capital israelense, Eyal Haimovsky e o prefeito daquela capital, Moshe Lion. Participaram do encontro o presidente da Câmara de Marília, Eduardo Nascimento e a vereadora Vânia Ramos, além de assessores e outros profissionais.

Comitiva entrega bandeira de Marília ao prefeito de Jerusalém

BENEFÍCIOS PARA MARÍLIA

O intercâmbio entre Marília e Jerusalém abre a oportunidade de nossa cidade ter acesso mais direto às tecnologias israelenses (as mais avançadas do mundo), nos setores de comunicação, T.Is, segurança, saúde, piscicultura, cibersegurança e agricultura, entre outros, além de abrir oportunidades para a vinda de representações e filiais de empresas ligadas ao Oriente Médio para Marília.

"No campo da piscicultura, por exemplo, já temos avanços com a implantação dessa atividade com uso da tecnologia israelense. Estamos procurando áreas rurais em Marília e região com boa formação hídrica, para expandir esses processos", explicou o empresário Garcia.

Ele lembrou que Marília tem projeto de construção de um Parque Tecnológico (espécie de incubador e empresas de Tecnologia da Informação) e esta aliança com Israel também poderá trazer bons resultados para esse empreendimento. "Um leque de oportunidades para nossa cidade", resume o empresário.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Após o encontro de ontem na Prefeitura de Jerusalém, a comitiva de Marília esteve na Entidade Pública de Purificação de Água da capital israelense, conhecendo os sistemas públicos de abastecimento e reaproveitamento da água.

Uma empresa de Jerusalém criou um dispositivo que utiliza a energia do sol para purificar a água poluída e retirar o sal das águas do mar. O aparelho, que garantiu eficiência nos testes, deverá chegar ao mercado em breve, atendendo, principalmente, regiões carentes e de difícil acesso à água.

A criação desenvolvida pela empresa israelense SunDWater é um destilador ecológico movido a energia solar, que chegará ao mercado com preços acessíveis para atender à demanda de água das populações da África subsaariana, localidades da Ásia e até mesmo na América do Sul, onde se destacam o sertão nordestino e o deserto do Atacama.

O próprio dispositivo transforma os raios solares em energia para purificar os líquidos, dispensando uma infraestrutura complexa e reduzindo os custos de manutenção.

De acordo com Shimmy Zimels, CEO da empresa israelense, as pessoas pagam altos preços pela água porque a maior parte do líquido está imprópria para consumo. “Cerca de 97% da água do mundo é salgada ou poluída, por isso que cerca de 750 milhões de pessoas, em 45 países, têm necessidade de perfurar poços caros, comprar água engarrafada ou até mesmo usar água contaminada”, alerta Zimels.

O purificador ecológico foi criado originalmente por Shimon Ben Dor, ao longo de um período de seca que atingiu Israel. Amigo do CEO da empresa, Ben Dor construiu um protótipo que opera nas proximidades do Mar Morto, responsável por produzir 400 litros de água potável por dia.

PRIMEIRO FÓRUM DE PREFEITOS

O Grupo Hadassa está promovendo o 1° Fórum de Prefeitos Brasil/Israel, com programa de apoio ao desenvolvimento das cidades brasileiras. O evento acontecerá em agosto e dará aos gestores públicos e assessores a oportunidade de conhecerem e terem acesso direto às avançadas tecnologias israelenses que transformam problemas em soluções racionais.

Mais de 300 cidades brasileiras estarão no acordo internacional de cooperação técnica, intercâmbio cultural e transferência de tecnologias.

As cidades que participarem do 1° Fórum de Prefeitos Brasil/Israel", receberão o título oficial de Cidades Irmãs de Jerusalém, estabelecendo laços de cooperação.

Garcia com o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

"Já temos mais de 120 prefeituras inscritas para esse Fórum e serão formados vários grupos, com roteiros e visitas oficiais a Jerusalém. A Hadassa colocará os prefeitos e gestores públicos frente à frente com autoridades, empreendedores e fomentadores de negócios israelenses, promovendo parcerias e formalização de contratos num ambiente de desenvolvimento e inovação plenamente adequados às necessidades dos municípios brasileiros", explicou Jean Patrick Garcia.

Ele observou que um dos segmentos mais fortes da economia brasileira é o agronegócio. "Os prefeitos e gestores que têm projetos nessa área, terão acesso em Israel a programas que são referência de desenvolvimento de sistemas que usam inteligência artificial para detecção de doenças na lavoura, agricultura de precisão, sistemas de irrigação, fertilizantes e pesticidas baseados em plantas, por exemplo".

Destacou, além da Agrotecnologia, o setor de Piscicultura, Telecomunicações e TI, Produtos e Tecnologias de Segurança, Equipamentos Médicos, Energia Fotovoltaica e outras áreas.

"As relações políticas entre Brasil e Israel vêm se fortalecendo com uma série de visitas ministeriais e comerciais de ambos os lados. E nesse contexto, os municípios brasileiros que buscarem parcerias e oportunidades terão maiores chances de desenvolvimento tecnológico em prol de suas comunidades", afirmou Garcia.

CONVITE OFICIAL

O prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, gravou um vídeo especial convidando prefeitos brasileiros para o evento. "A cidade de Jerusalém está te esperando para te receber e estamos animados para este grande evento. Estou ansioso para conhecer todos vocês durante sua estadia em Jerusalém, Shalom (paz) e tudo de melhor", diz o prefeito da capital israelense.


75 visualizações0 comentário
bottom of page