top of page
Buscar
Por Adilson de Lucca

Aluno com dificuldade de concentração se forma na Fatec e pai destaca apoio no processo de inclusão


Ao receber o diploma de formação superior no Curso de Tecnologia em Alimentos na Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Marília, o aluno o Ítalo Augusto Lima Félix da Silva, de 22 anos, alcançou mais um importante passo de superação em sua formação educacional.

"O Ítalo tem necessidades especiais e precisa de um atendimento especializado. Encontramos na Fatec um excelente suporte que contribuiu muito no seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que esse processo só é possível quando há uma efetiva interação contínua entre o estabelecimento de ensino e a família", disse o pai do aluno, o professor Cícero Félix da Silva ao JORNAL DO POVO.

Ele disse que foi o Ítalo que pesquisou e escolheu o curso. "Após concluir o ensino médio no Colégio Cristo Rei, ele decidiu pelo curso de Tecnologia em Alimentos. Ficamos muito felizes com mais essa conquista", afirmou.

Agora, Ítalo pretende fazer outra graduação em Design Gráfico. "Estamos procurando uma faculdade onde ele possa exercer o seu direito com suporte adequado", disse Cícero.

"EDUCAR É UM ATO DE AMOR"

Na formatura da 30º turma de Alimentos da Fatec Marília, Cícero fez um discurso muito emocionante e especial, destacando o trabalho da instituição na formação superior do seu filho, bem como, as pessoas que participaram como professores e alunos neste papel tão importante que compreende o direito à inclusão e acesso à educação superior.

“Eu e minha família nos aproximamos dessa Instituição a partir do ingresso de nosso filho Ítalo Augusto no Curso de Tecnologia em Alimentos. Estávamos no início de uma pandemia e não sabíamos o que iria acontecer com nossas vidas. O Ítalo insistiu muito em participar do processo seletivo, visto que as aulas seriam online e assim ele se sentiu mais protegido. E foi se integrando gradativamente no ambiente universitário", lembrou.

"À medida que o curso ia avançando, os desafios foram surgindo e destaco aqui a atenção que a Direção, Coordenação e Professores nos deram, todas as vezes que necessitamos de buscar apoio, orientações, alternativas e meios para que as barreiras fossem vencidas", destacou Cícero.

Ele falou também que "o ambiente da Fatec sempre nos transmitiu segurança e isso foi fundamental para a permanência do nosso filho no curso. Contamos com atendimento pedagógico diferenciado e adaptações de atividades avaliativas".

A FATEC atendeu à legislação brasileira de inclusão e manteve adaptações razoáveis destinadas a garantir condições para o desempenho acadêmico do Ítalo. "Destaco aqui o olhar diferenciado de alguns professores como a Renata, a Juliana, o Marcelo e a Priscila. Estes não mediram esforços para que pudéssemos usufruir do resultado celebrado hoje", disse o pai do aluno.

Acrescentou que esse movimento integrou todos os demais professores no mesmo propósito, bem como os colegas de turma, mencionando a contribuição impar da Teresa. "Quando se planta com amor, a colheita é abundante. Todos ganham. O TCC que os dois desenvolveram foi digno de louvor”, lembrou.

Cícero destacou a importância da inclusão e diversidade como fundamentos essenciais para uma sociedade mais humanizada com base na educação.

“Concluo essa fala, enfatizando que a pedagogia é uma ciência múltipla que trabalha diversas dimensões do processo de ensino e aprendizagem. Precisa ser inclusiva, porque consiste em compreender a condição humana, que é diversa em cada ser humano, e a partir da diferença, da diversidade, promover a inclusão e a permanência digna e humanamente qualificada de todos. É preciso cultivar a integração entre a Família e a Faculdade", avaliou.

"Parabéns equipe Fatec, continue nesse propósito de olhar para seus estudantes com atenção, valorizando suas potencialidades, ajudando-os a superarem suas limitações. É esse o modelo de educação que nosso país e nossa cidade precisa. Educar é um ato de amor, de respeito e somente por meio da educação é que poderemos mudar para melhor as pessoas, as relações e as organizações. Parabéns a todos os formandos e seus familiares”, encerrou Cícero.



154 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page