Representando o Brasil nas Paralimpíadas de 2024, Alana Maldonado e Daniel Martins, alunos do curso de Educação Física na modalidade a distância da Universidade de Marília (Unimar), são verdadeiros exemplos de dedicação e talento. Os dois paratletas brilham em suas modalidades esportivas e, também, se destacam como acadêmicos comprometidos, inspirando toda a comunidade acadêmica com suas histórias de superação e conquistas.
A coordenadora do curso de Educação Física da Unimar, Prof. Dra. Júlia Zoccolaro, expressa a emoção de ver dois alunos e amigos representando o Brasil nas Paralimpíadas. “É muito emocionante acompanhar Alana e Daniel competindo em um evento tão grandioso. Sentimos como se estivéssemos lá com eles, porque a convivência com esses atletas incríveis nos mostra que, apesar de suas conquistas, eles são pessoas como nós. Estamos juntos, torcendo por alguém que conhecemos e com quem compartilhamos nossa jornada acadêmica”, destaca.
A coordenadora reforça que Alana e Daniel merecem muito essa conquista. “Eles estão nas Paralimpíadas por serem pessoas que enfrentam desafios diários, seja pela deficiência visual ou intelectual, e superam preconceitos e barreiras. Para esses atletas, já é uma luta constante, e poder contar com o apoio da Universidade nessa jornada torna tudo mais significativo. Estar em uma competição tão importante como essa é o auge da carreira de qualquer atleta. Para nós, da Universidade de Marília, é um orgulho imenso tê-los como parte da nossa comunidade. Eles são motivo de orgulho para toda a família Unimar”, complementa a coordenadora.
Daniel Martins é natural de Marília e atleta da AMEI, além de aluno do curso de Educação Física na Unimar. Com um impressionante histórico de vitórias, incluindo a conquista da medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, onde se tornou recordista mundial, Daniel volta à competição em 2024 com grandes chances de conquistar mais uma medalha. A prova será nesta terça-feira, dia 03 de setembro, às 15h.
"A prova em que ele compete é extremamente desafiadora, os 400 metros na categoria T20 para atletas com deficiência intelectual, mas a confiança em seu talento é inabalável. Para todos nós, marilienses, e especialmente para a comunidade da Unimar, é uma imensa alegria vê-lo representando nossa cidade e instituição nesse evento tão importante", destaca Júlia.
Alana Maldonado, judoca de renome internacional, é outra estrela da Unimar, ela também cursa Educação Física na modalidade a distância. Natural de Tupã, a paratleta já conquistou inúmeras vitórias ao longo de sua carreira, incluindo a medalha de prata nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro e o título de campeã mundial em 2018. Agora, em 2024, ela retorna aos Jogos Paralímpicos com a força e a determinação que a tornaram um ícone no esporte. "Para a Unimar, é uma honra tê-la como aluna e vê-la brilhar em competições tão importantes, assim como Daniel Martins no atletismo, Alana representa a determinação e a força que inspiram toda a nossa comunidade. É uma imensa alegria e privilégio para a Unimar acompanhar a jornada desses atletas excepcionais, que brilham tanto nas arenas esportivas quanto em sua formação acadêmica”, destaca a coordenadora.
O Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, destaca a honra de fazer parte da trajetória do Daniel e da Alana. “A participação deles nos jogos é motivo de orgulho para toda a Unimar, reforçando nosso compromisso em apoiar e valorizar cada aluno, seja dentro das salas de aula ou nas pistas e tatames mundo afora. Estamos torcendo por cada vitória e celebrando cada conquista desses verdadeiros campeões”, finaliza
Comments