top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Após inauguração, Hospital Oncológico Unimar busca credenciamento pelo SUS


FAMÍLIA MESQUITA SERVA: Márcio, Márcia, Regina, Fernanda e Júlio César

A cerimônia de inauguração do Hospital Oncológico Unimar deu início ao sonho da criação de um centro de referência para o tratamento de câncer, beneficiando a população de Marília e região.

A quarta torre do Hospital Beneficente Unimar reúne completa e moderna infraestrutura que possibilita, além de atendimento de qualidade, a formação de excelência dos acadêmicos dos cursos na área da saúde da Universidade de Marília (Unimar).

De acordo com a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, entregar o novo prédio é a conquista de um sonho. “O Hospital Oncológico Unimar é fruto de muito trabalho. Começou com o sonho do Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, e em pouco tempo tornou-se o sonho de toda a família, bem como todos da equipe oncológica do HBU”, conta.

Ainda segundo a Superintendente, foram anos buscando esta conquista, que se deu com grande esforço. “Decidimos, junto com a equipe do HBU há cinco anos, que a questão da oncologia era uma especialidade que não poderia deixar de existir no Hospital, devido a importância no cenário local, regional e nacional, visto que a população está envelhecendo. A gente sabe que o cuidado com o câncer está crescendo, cada vez mais, e com este centro estaremos prontos, mais uma vez, para atender as demandas da população”, destaca.


O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, contou sobre o desejo de ofertar para a cidade um centro de referência em tratamento ao câncer. “Desde o início, quando inauguramos o HBU, há 21 anos, nosso desejo sempre foi o de oferecer para a população o que há de melhor em ensino e em saúde. Seguimos com esta missão e, atualmente, somos a quarta melhor Universidade do estado. O sonho se tornou realidade, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”, ressalta.

O Hospital Oncológico Unimar, instalado na quarta torre do HBU, irá abrigar os mais modernos equipamentos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar, hematologia, UTI adulto e leitos hospitalares. E na quinta torre, com obras já iniciadas, serão instalados os aparelhos de última geração na Radioterapia, que é o Acelerador Linear e no Centro Cirúrgico Oncológico o aparelho para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).

De acordo com o Coordenador da área de Oncologia do HBU, Dr. Sérgio Luís Afonso, o Hospital vai beneficiar, ainda mais, os pacientes. “De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde, o câncer vai ser em 2030 uma das principais causas de mortalidade e com este novo espaço, os pacientes terão a oportunidade de receber tratamento qualificado em um único lugar”, destaca.

Ainda segundo o Coordenador, o ambiente é resultado de uma proposta visionária e que surge de uma pessoa além do seu tempo, que é o Dr. Márcio. “Este sonho que o Reitor vem carregando há anos, a gente vem materializando. É uma felicidade fazer parte deste momento e, tenho certeza, que a real gratidão virá das pessoas que vão frequentar este local e que terão a oportunidade de receber um tratamento especializado”, disse.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, lembrou quando o Dr. Márcio ficou internado em São Paulo para o tratamento de um câncer. “Meu pai estava sendo atendido no hospital e falou que queria a mesma estrutura em Marília, para o nosso povo. Agora, estamos vendo que esse sonho se tornou realidade”, comemora.

Ainda segundo Fernanda, o HOU terá outra importante missão, que é ser transmissor de conhecimento para os acadêmicos dos cursos na área da saúde. “O Hospital Beneficente Unimar é o principal cenário de estágio para os alunos da Universidade de Marília, tanto para os alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Celebrar a conquista do mais novo Hospital Oncológico Unimar é realmente motivo de orgulho para todos nós. Tenho certeza que os alunos vão usufruir deste espaço, aperfeiçoando ainda mais as suas práticas. Parabéns à cidade de Marília que recebe este presente”, declara.

Início dos atendimentos no Hospital Oncológico Unimar


Um dia após a solenidade de inauguração do Hospital Oncológico Unimar, muitos pacientes foram atendidos no novo espaço, tanto aqueles que passaram pelas consultas médicas, como aqueles que compareceram para dar sequência ao tratamento.

A princípio, os atendimentos serão aos pacientes particulares ou por meio de convênios, mas a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar protocolou, também nesta terça-feira, o pedido de credenciamento de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Iniciar o atendimento para quem tem convênio ou particular já é um grande começo, mas o sonho só será completo quando estivermos atendendo a população. Com isso, vamos dar início ao movimento para garantir o credenciamento do Hospital para atender pelo SUS”, ressalta Márcia.


87 visualizações0 comentário
bottom of page