Buscar
  • JCNET

Asilo na região tem 33 idosos contaminados pelo coronavírus


O Hospita-Lar Irmã Dulce na Providência de Deus, em Pirajuí (83 quilômetros de Marília), registrou surto de Covid-19 entre os abrigados. No total, 33 idosos testaram positivo para a doença. O primeiro a ser diagnosticado, de 85 anos, não resistiu às complicações e morreu no último dia 10. Os outros 32 estão bem, sem sintomas, e 14 serão liberados do isolamento nesta sexta-feira (22), incluindo uma idosa de 105 anos.

De acordo com a diretora da entidade, Milena Formagio, o local possui 236 leitos, 231 deles ocupados, e 319 funcionários. A grande maioria dos assistidos são idosos sem vínculo familiar, que moram no abrigo. "Desde março, a gente criou uma operação de guerra na tentativa de proteger nossos pacientes", diz. "Atividades externas e visitas foram suspensas e elaboramos um plano de contingência para tentar segurar o vírus".

Os primeiros casos foram registrados entre funcionários, ainda em 2020. No dia 8 de janeiro, segundo a diretora, o primeiro idoso foi diagnosticado com Covid, o que levou a entidade a testar os demais internos que conviviam com ele. "Acho que as festas de final de ano acabaram facilitando alguns contágios e, com certeza, um dos funcionários acabou trazendo o vírus", declara.

A diretora de Saúde de Pirajuí, Denise Guimarães de Oliveira, conta que o município está acompanhando a situação no abrigo. "Já está contida a transmissão. Não têm casos ativos dentro da instituição", diz. "E a gente segue acompanhando e monitorando, não só o Lar, mas todas as outras instituições do município".




272 visualizações0 comentário