top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Associados da AEA Marília fizeram visita técnica à hidrelétrica de Itaipu e marco das 3 fronteiras


Mais de 30 participantes integram viagem que proporcionou muita integração, harmonia

e aperfeiçoamento profissional

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA Marília), realizou viagem técnica para apresentar aos profissionais associados e convidados a riqueza que é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Considerada a 2ª maior obra do setor energético realizada pelo homem no mundo, só perde para a Hidrelétrica das Três Gargantas no Rio Yangtzé em Hubei, China, a visita técnica e o roteiro incluiu as cataratas do Rio Iguaçu.

Conforme informou o engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, ex-presidente da entidade, atual diretor de comunicação e guia dos 33 participantes da AEA Marília, a viagem foi muito proveitosa e cheia de conhecimentos técnicos, sociais e sobretudo culturais.

“Fomos conhecer o maior projeto da engenharia civil no Brasil e no mundo, obra essa que engloba todas as modalidades da engenharia. Tivemos a oportunidade, através de um convite da usina para a AEA Marília, de conhecer a central de controle que apresenta o lado analógico, criado na década de 80, mas que se modernizou digitalmente, com controles de potências representados em modernos painéis eletrônicos, computadorizados, que mostram, em tempo real, a produção de energia no Brasil e no Paraguai. Conhecemos também o majestoso marco das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina) e ainda desfrutamos da beleza das cataratas do rio Iguaçu”, detalhou Joaquim Mendonça.

Segundo ele, passeios culturais e gastronômicos também marcaram a viagem que estimulou aos passageiros o desejo de conhecer os vizinhos países da América do Sul, que fazem fronteira com o Brasil e que oferecem grandes riquezas culturais. “Com o RG é possível ingressar nos países, mas quem levou passaporte saiu em vantagem, voltou com os carimbos de entrada e saída do Paraguai e Argentina”, contou Joaquim Mendonça.

“Liderar uma viagem dessa é de grande responsabilidade, mas foi muito prazerosa, cheia de networking e novas vivências. A AEA Marília tem o objetivo de continuar proporcionando conhecimento, cultura e sociabilidade aos associados e uma visita dessa na Usina de Itaipu, engrandece o conhecimento e o trabalho dos engenheiros de todas as modalidades”, ressaltou o diretor de comunicação da AEA Marília.



57 visualizações0 comentário
bottom of page