top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Avião da Azul que decolou em Marília fez pouso de emergência em Campinas, nesta sexta-feira


Um avião ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas que partiu de Marília fez um pouso em situação de emergência no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, sob declaração de “PAN PAN”. Houve um chamado de rádio que significa uma situação de urgência, ou seja, uma emergência sem risco iminente à aeronave ou às pessoas a bordo.

O canal Golf Oscar Romeo no YouTube, captou o momento da aproximação e pouso da aeronave, no voo AD-4222. Foi possível ouvir o piloto chamando como “Azul 4222 PAN PAN” no momento da aproximação (observe o horário no canto inferior esquerdo e retroceda para 11h58 para ouvir o momento em que a controladora avisou sobre a emergência enquanto a gravação estiver disponível no histórico):

Como foi possível acompanhar na câmera ao vivo, às 11h58 a controladora de tráfego aéreo da Torre de Viracopos informou aos pilotos dos aviões que esperavam para decolar que a pista ficaria reservada para a chegada de uma aeronave em emergência.

Pouco depois, o ATR 72-600 de matrícula PR-YXA foi visto em aproximação e seguindo até o pouso.

Como procedimento padrão em urgências e emergências, as equipes de emergência esperavam em posições próximas à pista e entraram para seguir o avião assim que ele pousou.

Após o pouso em segurança, os pilotos levaram a aeronave até a taxiway F do aeroporto de Viracopos e lá permaneceram até que um veículo de reboque chegasse para mover o ATR par o pátio.

Não há informações sobre o motivo da urgência. Em geral, a necessidade de reboque costuma ocorrer quando há alguma falha hidráulica que impede que sejam efetuadas curvas no taxiamento, mas outros problemas também podem levar a necessidades semelhantes. O AEROIN trará mais informações caso se façam conhecidas.



778 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page