top of page
Buscar
Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Câmara de Marília realiza hoje audiência pública sobre o uso da cannabis medicinal


Audiência pública sobre o uso da cannabis medicinal será realizada nesta quarta-feira (17), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Marilia. A iniciativa foi do vereador Danilo Bigeschi, popularmente conhecido como Danilo da Saúde (PSDB), através do requerimento 2258/2023 de sua autoria, e contará com a participação de entidades e associações que assistem pacientes, como a Associação Canabica Maria Flor, Associação Brasileira da Canabis Medicinal, ABRACAMED, Associação Canabica EMANACAN, profissionais da saúde, autoridades e público em geral.

“A proposta do debate público é ampliar o canal de diálogo com a comunidade, entidades, profissionais da saúde, do direito, familiares e pacientes que dependem do uso terapêutico da cannabis medicinal. Tenho apoiado a causa e acompanho desde o início a luta das associações e pacientes para garantia do direito à saúde através do uso medicinal da canabis”, explicou o vereador.

A participação será aberta ao público e contará com apresentações de especialistas ligados ao tema, como Sérgio Biancardi, da Abracamed, Flávio Guimarães Rino, diretor Jurídico da Abracamed, Joaquim Maurício de Almeida, coordenador do projeto de pesquisa da Universidade Federal de São João Del Rey, Sílvia Helena de Almeida Perão, Diretora do Núcleo de Acolhimento da Maria Flor, Cláudia Marin, Vice-presidente da Maria Flor e Aline Guerrato, advogada da Maria Flor, que vão abordar temas como o Impacto Transformador da Cannabis Medicinal no Brasil, legislação e aspectos jurídicos atuais, projetos de pesquisas, qualidade de vida, conhecimento sobre a Canabis para vencer o preconceito, entre outros.

“É a terceira audiência pública que realizamos sobre o tema em Marilia. Tivemos muitos avanços ao longo desses anos, melhorando o acesso ao medicamento e proporcionando benefícios na saúde e melhora na qualidade de vida de milhares de pacientes com doenças graves, que não tinham resposta satisfatória nos tratamentos convencionais”, destacou Danilo.

Apesar das conquistas, melhoria do acesso e o fortalecimento das associações que produzem o medicamento, o vereador destaca que muito ainda precisa ser feito para ampliar as pesquisas e facilitar o acesso, principalmente no SUS.

“Infelizmente, o preconceito, a falta de conhecimento e de apoio de parte dos entes públicos, têm dificultado a flexibilização da legislação vigente, o avanço das pesquisas, da produção e do acesso aos medicamentos derivados do canabidiol ou tetrahidrocanabidiol. São notórios e evidentes os benefícios proporcionados pela canabis medicinal, doenças e transtornos, como câncer, paralisia cerebral, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre tantas outras doenças graves, que já tem a eficácia comprovada”, finalizou o parlamentar. A audiência pública será transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara de Marilia, Facebook e YouTube.


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page