Vereadora professora Daniela
Será realizada nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, na Câmara de Marília, uma sessão soleve de homenagem aos professores. A iniciativa é da vereadora Professora Daniela (PL), que teve requerimento sugerindo a realização da cerimônia aprovada por unanimidade.
Representam a categoria no Legislativo de Marília e receberão certificados de honra ao mérito os seguintes professores: Adilson Alves de Souza, Aline Aparecida Pereira de Oliveira, Ana Paula Lopes Galante, Anderson Leão, André Luis Alécio Santos, Claudia Regina Mosca Giroto, Daniele Dayana Rodrigues de Souza, Débora da Silva, Eledir Leonardo, Izabel Nogueira, Izadora Maleski Serrano Alves, Mariângela Spoti Lopes Fujita, Patrícia Aparecida Mesquita Rodrigues, Sandra Letícia Pichler e Yara Alecsandra Andrade da Silva.
Data antecipada
A Câmara Municipal de Marília resolveu antecipar a sessão solene deste ano para 28 de junho. Comemorado oficialmente no dia 15 de outubro, o Dia do Professor celebra a importância destes profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas.
A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I. Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174. A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação”; e “Em Educação, não avançar já é retroceder”.
Commentaires