top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Cacam celebra aniversário e diretoria enaltece parcerias


Joel Rocha, Wilson Damasceno, dr. Nechar e Hederaldo Benetti:

trabalho dedicado no Cacam

O Cacam (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília) realizou em 28 de julho, na sede da entidade, jantar em comemoração aos 31 anos de atuação no Município. A entidade acolhe crianças até 12 anos de idade oferecendo atendimento integral, proporcionando-lhes desenvolvimento físico, emocional, intelectual, psicológico, social e familiar. Criado em 1992 para atendimento a vítimas em situações de negligência, abandono ou violência familiar, a partir de 1996 passou a ser administrado pelo Rotary Club Marília de Dirceu. Tanto a entidade quanto o Rotary além de parcerias privadas contam com o respaldo da Prefeitura Municipal de Marília, em especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, disponibilizando o imóvel para acolhimento, acompanhando para que os recursos federal, estadual e municipal sejam disponibilizados mensalmente, oferecendo assessoria de técnicos especializados em assistência social e apoio para acesso a emendas parlamentares em todas as esferas de governo, cumprimento das normas, dentre outros.

Importante ressaltar que o Cacam recebe recursos Federal, Estadual e Municipal; esta última na modalidade de subvenção, contrapartida sobre recurso estadual e contrapartida sobre recurso Federal. Recentemente, a equipe da assistência trabalhou para que toda a documentação exigida para a liberação de emendas parlamentares, bem como todos os trâmites legais fossem seguidos para liberação de recursos à entidade. Desde o início do ano, servidores da assistência estão acompanhando e orientando os colaboradores do Cacam para que a instituição seja contemplada com emenda municipal, cuja liberação está em fase de estudos. O rotariano Hederaldo Joel Benetti, presidente da entidade, agradeceu ao apoio incondicional da prefeitura sem o qual o Cacam não teria se mantido por todo esse tempo. “Agradeço ao Wilson Damasceno, secretário de Assistência Social, que representa a parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio que sempre recebemos do prefeito Daniel e dos secretários Levi Gomes, Ramiro e Wânia Lombardi,” discursou Hederaldo na festa de aniversário do Cacam. “O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), àqueles que foram retirados do convívio familiar, uma vez que tiveram seus direitos ameaçados e/ou violados, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, seja por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, e em razão de suas condutas,” explicou o delegado Wilson Damasceno. Damasceno observou ainda que “em Marília, realizamos trabalho contínuo para respaldar a rede de atendimento, dada sua relevância para a garantia dos direitos da população. Sendo assim, mesmo consistindo em uma medida excepcional e temporária, o acolhimento institucional contribui para a efetivação dos direitos fundamentais desses indivíduos, trabalho executado pelo Cacam há 31 anos”, afirmou.

O rotariano e presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília, Joel Rocha, destacou a importância do Cacam. "Quem conhece esse trabalho de perto, a dedicação da diretoria, dos parceiros, colaboradores e voluntários, entende bem o quanto o Cacam é importante na assistência às crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Um trabalho gratificante feito com muito amor e solidariedade".

“Ao chegar ao acolhimento institucional, é possível observar um olhar assustado e comportamento retraído que denotam medo e insegurança da maioria das crianças que chegam à instituição. Nosso sonho é que as casas de acolhimento estejam vazias e que as crianças possam desfrutar da companhia de seus pais e parentes, mas existem casos imprevisíveis e precisamos estar preparados e atentos para oferecer esta retaguarda,” afirmou o prefeito Daniel Alonso. Ele não esteve presente nas solenidades de comemoração.

Ele destacou a importância da união de toda a rede de apoio buscando sempre resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes encaminhados ao serviço de acolhimento. O Cacam está localizado na Rua Vidal de Negreiros, 367, bairro Canaã, telefone (14) 3433-1645.




103 visualizações0 comentário
bottom of page