top of page

Camarinha fez baixar a tarifa de ônibus da Circular no ano em que foi eleito prefeito de Marília pela primeira vez, em 1982

  • Adilson de Lucca
  • 14 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

ree

A polêmica envolvendo o ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha sobre a suspensão do aumento das tarifas de ônibus pela Justiça, em Marília, remete a um feito desta natureza ocorrido nas eleições municipais de 1982.

Naquele ano, o então prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio, publicou um decreto autorizando aumento das tarifas da Empresa Circular. O então vereador de oposição, Abelardo Camarinha, que era candidato a prefeito, ajuizou uma ação popular no Fórum alegando que o aumento das tarifas havia entrado em vigor antes do prazo legal de 15 dias após a publicação do decreto, configurando ilegalidade.

A Justiça acatou o pedido dele e mandou a empresa voltar a cobrar as tarifas sem o reajuste, respeitando prazo legal.

Camarinha explorou bem o episódio. Nos palanques de campanha afirmava: "nós vamos tratar a Circular no bico da chuteira". Foi eleito pela primeira vez prefeito de Marília naquele ano, aos 30 anos de idade, com mais de 34 mil votos (o dobro dos votos de outros seis candidatos juntos).


ree

Ônibus da extinta Empresa Circular de Marília no início da década de 80


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page